Emprego

Números de desocupados e salários de alagoanos apresentam queda no 4°tri de 2019

Dados são do 4º trimestre e fazem parte da Pnad Contínua Trimestral, do IBGE

Por IBGE 14/02/2020 14h02
Números de desocupados e salários de alagoanos apresentam queda no 4°tri de 2019
Carteira de Trabalho - Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (14), revelou que cerca de 13,1% das mulheres brasileiras estão desempregadas no país, o que respresenta uma taxa superior a média de homens desempregados que foi de 9,2%, no quarto trimeste de 2019. 

Alagoas, ficou entre os estados do Brasil onde a taxa de desemprego diminiu em relação ao mesmo período de 2018,no entanto,o estado também apresentou redução de quase 9% do valor médio de salário pago ao trabalhador.  

Das 27 unidades da federação brasileira, as quedas foram registradas nos estados do Maranhão, Pará , Alagoas , Pernambuco, Rio Grande do Sul , Paraná, Mato Grosso, Ceará e Rio de Janeiro.

No geral, as mulheres se mantiveram como a maior parte da população fora da força de trabalho em todas as regiões do Brasil no quarto trimestre, o equivale a 64,7% dos inativos na média do país. Na população desempregada, as mulheres também eram maioria: 53,8%. O nível da ocupação dos homens foi estimado em 65% no quarto trimestre, enquanto o das mulheres ficou em 46,2%.