Brasil

Doméstica que foi à Disney duas vezes diz ter economizado dinheiro por 3 anos

Faxineira ainda ressalta que se sentiu ofendida com declaração do ministro Paulo Guedes sobre fluxo de empregadas domésticas aos EUA.

Por G1 15/02/2020 11h11
Doméstica que foi à Disney duas vezes diz ter economizado dinheiro por 3 anos
Doméstica de Sorocaba conta que foi para a Disney após guardar dinheiro por três anos - Foto: Arquivo Pessoal

A empregada doméstica Dalva Rodrigues Paifer Soares Lopes, moradora de Sorocaba (SP), conta que realizou o sonho de conhecer a Disney, nos Estados Unidos, duas vezes após conseguir economizar dinheiro por quase três anos. Para ela, a viagem é sinônimo de superação.

Ao G1, a faxineira afirma que trabalha na área há 23 anos e que se sentiu ofendida com uma recente declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes. Nesta quarta-feira (12), ele afirmou que o dólar mais baixo permitia que empregadas domésticas fossem Disney, nos Estados Unidos.

Dalva se considera uma exceção e diz que só conseguiu viajar porque economizava o salário. Ela, que esteve na Disney em 2017 e retornou em 2019 com sobrinhos e a neta, ressalta que não conhece outra doméstica que tenha ido frequentemente até lá.

"Guardei dinheiro por mais ou menos três anos. Me senti ofendida e humilhada ao saber dessa fala [do ministro]. Fiquei revoltada porque não conheço outra doméstica que foi e realmente é muito difícil. Me sinto exceção, mas muito realizada, porque batalhei", afirmou.

"Todo dinheiro que sobrava do salário eu guardava. Guardava abono e pegava as minhas férias em dinheiro e as faxinas depois do expediente. Economizava em tudo e suei muito. Sou muito orgulhosa de mim por ter conseguido, e valeu cada dia. Comprei o pacote da viagem e depois fui comprando um pouquinho de dólar por mês."

A doméstica comemora: "Muito bom realizar um sonho. Quando me vi em frente ao castelo, eu chorava que nem criança. Tive apoio da minha chefe e dos meus familiares também. Mas infelizmente sofremos preconceito".