Alagoas

Herbário do IMA firma parceria com Ronda no Bairro para projeto Botânico Mirim

A atividade será voltada para a formação de crianças, durante três meses, com experiências teóricas e práticas sobre botânica e preservação da biodiversidade.

Por Ascom IMA 17/02/2020 14h02
Herbário do IMA firma parceria com Ronda no Bairro para projeto Botânico Mirim
Parceria firmada entre o IMA e a Ronda no Bairro - Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (17), a parceria entre o Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e a Ronda no Bairro é firmada mais uma vez. A equipe de segurança trará crianças do bairro do Jacintinho para participarem do primeiro curso de formação, voltado para crianças, sobre o meio ambiente, o Botânico Mirim.

A colaboração já acontece com as visitas estudantis ao Jardineto do Herbário, e agora a Ronda no Bairro deve auxiliar no desenvolvimento do projeto e a locomoção. Karine Camelo Wenceslau, psicóloga da Ronda no Bairro, que atua no perímetro do Jacintinho, conta que a parceria traz muitos benefícios para as crianças. 

“Nós já trabalhamos com as crianças (do Jacintinho) em um projeto chamado Patrulheiros Mirins. E hoje junto ao IMA, nessa parceria que só vem agregar, o projeto Botânico Mirim é um trabalho lúdico e diferencial que proporcionará as crianças a prática e a vivência com o meio ambiente”, afirma a psicóloga.

 Botânico Mirim

O projeto Botânico Mirim é uma primeira iniciativa da equipe do Herbário MAC no sentido da formação, em formato de curso sobre a prática no universo da botânica, voltado para 15 crianças, na faixa etária entre 9 e 13 anos. A parceria feita com o Ronda no Bairro deve garantir a participação de meninos e meninas durante os três meses em que acontecerão as atividades.

Haverá experiências teóricas e práticas dentro das atividades desenvolvidas por profissionais dessa área, como a importância da catalogação, investigação e preservação da biodiversidade.

A equipe do Ronda no Bairro fará a seleção e indicação das crianças, considerando os critérios de participação em todas as atividades. A equipe do Herbário, por sua vez, ficará responsável pelos materiais e pelas aulas que ocorrerão todas as quartas-feiras, seja na sede do IMA/AL ou em atividades de campo.

Segundo Rosângela Lyra, curadora do Herbário MAC, no dia 04 de março haverá um encontro prévio entre a equipe do projeto e o grupo de crianças participantes.

“As atividades mesmo começam no dia 11 de março, quando o grupo será recepcionado pelo diretor-presidente do Instituto, vai conhecer os setores e o funcionamento do órgão. Nos outros dias as aulas serão sobre diversos assuntos, como por exemplo: a diversidade e a importância econômica de plantas, a flora de Alagoas, e muito mais”, comenta a curadora.