Brasil

Escola estadual causa polêmica ao obrigar aluno a usar uniforme com ‘empréstimo’ escrito

A mãe do estudante estava aguardando o depósito do bolsa-família para poder comprar o uniforme

Por Catraca Livre 17/02/2020 16h04
Escola estadual causa polêmica ao obrigar aluno a usar uniforme com  ‘empréstimo’ escrito
Escola obriga aluno a usar camiseta escrita “empréstimo" - Foto: Reprodução

A Escola Estadual Germano Benencase Maestro, localizada na cidade de Americana, interior de São Paulo, fez um aluno usar uma camiseta da instituição com a palavra “empréstimo” nas costas. Isso porque o aluno não estava devidamente uniformizado. A foto viralizou nas redes sociais.

Segundo o que a mãe do estudante revelou que ela não tinha dinheiro para comprar o uniforme, e chegou a informar a direção que estaria esperando pelo depósito do Bolsa-Família.

“Crueldade, porque isso mexe com o psicológico da criança. Além de eu mandar um recado no caderno dele dizendo que eu ia comprar o uniforme no dia 20 com o Bolsa Família que eu recebo, né. E eu achei ridícula a atitude da diretora”, disse a mãe do garoto, Priscila de Lourdes Mobilom.

A dirigência regional de ensino disse que não concorda com o que a instituição fez e vai apurar o ocorrido. A mãe ainda disse que a diretora conversou com ela e afirmou que a atitude era para servir de exemplo a alunos que tinham celulares de última geração, mas que não gastavam R$ 30 na camiseta.

“A diretora me ligou e eu fui conversar com ela sobre o assunto e ela disse que a intenção era essa, era pra fazer a criança passar vergonha mesmo porque eles vêm com o celular de última geração pra escola e não tem R$ 30 para comprar uma camiseta. Mas acontece que há casos e casos. Ela não conhece a situação de cada família”, ressalta a mãe.

Segundo o dirigente regional de ensino de Americana, Haroldo Ramos Teixeira, a palavra não poderia estar escrita na camisa. A atitude da direção pode terminar em punição administrativa.