Geral

Prévias: ordenamento e fiscalização garantiram segurança dos foliões

Ambulantes precisaram se adequar às normas definidas para os eventos

Por Ascom Semscs 18/02/2020 09h09
Prévias: ordenamento e fiscalização garantiram segurança dos foliões
Guardas municipais percorreram os locais dos desfiles para garantir segurança aos foliões - Foto: GMM

Fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e a Guarda Municipal de Maceió (GMM) trabalharam juntas para garantir o ordenamento dos ambulantes e a segurança dos foliões que curtiram as prévias carnavalescas no último final de semana na capital. Com uma ação abrangente, a Semscs atuou desde a autorização para os blocos, passagem de trios elétricos e montagem de camarotes e outras estruturas até a fiscalização do cumprimento do percurso e horários de início e término dos desfiles.

Além disso, coube à pasta emitir licenças e fiscalizar a atuação dos ambulantes que venderam variados produtos, principalmente alimentos e bebidas, durante as prévias. As ações foram preparadas com antecedência, para que o trabalho fosse eficaz. Em reuniões preparatórias nas semanas que antecederam à folia, tudo foi planejado e alinhado com os envolvidos.

O titular da Semscs, Enio Bolivar, salientou que, a cada evento que é realizado, é importante haver a conscientização do ambulante e da população. “Nas primeiras horas de cada dia de festa, nossas equipes estavam nos locais para ordenamento dos ambulantes e, durante todo o trajeto dos festejos, estavam para garantir que tudo corresse bem. Eu também estive lá acompanhando esse trabalho”, disse o secretário.

A coordenadora geral de Fiscalização de Posturas da Semscs, Katiuscia Lima, contou que nos três dias, antes do início das prévias, foi realizada uma vistoria em todo o percurso de passagem dos blocos, com foco na garantia de acessibilidade e segurança de todos. “Organizamos os ambulantes nas áreas determinadas. Durante a fiscalização, verificamos alguns casos de irregularidade como uso de braseiro e panela com óleo quente, que se encontravam próximo à passagem dos foliões. Da forma que estavam dispostos esses materiais apresentavam riscos de acidentes. Então, realocamos para dentro das barracas. Espetos de madeira e recipientes de vidro foram descartados”, explicou a coordenadora.

Luís Virgínio dos Santos é ambulante e trabalha com vendas de lanches desde 1991. Ele atendeu o chamamento público feito pela Semscs, fez seu cadastro e aprova que haja essa organização nas prévias carnavalescas. “Tem muito tempo que trabalho aqui no Jaraguá vendendo lanches e agora nas prévias também vendi bebidas. Nos carnavais anteriores estive aqui na Sá e Albuquerque. Neste ano continuo no mesmo local, garantindo meu trocado a mais nesta época. É muito bom trabalhar regularizado”, afirmou.

Para o secretário Enio Bolivar, as ações da pasta durante as prévias saíram conforme o planejado, o que contribuiu para garantir o sucesso e a segurança dos eventos que começaram na sexa-feira à noite, prosseguiram no sábado e foram encerrados no domingo. “A Prefeitura de Maceió fez uma festa bonita e segura. Estão de parabéns todos os  órgãos envolvidos nessas comemorações, que tiveram a Fmac como organizadora”, concluiu.