Celebridades

'Artesã dos três reais' processa cem marcas: 'Vi minha imagem até em motel'

empresas usavam a imagem da artesã sem nenhum contrato ou autorização

Por Uol 18/02/2020 10h10
'Artesã dos três reais' processa cem marcas: 'Vi minha imagem até em motel'
Artesã fez diversas campanhas - Foto: Reprodução

Há pouco mais de um ano, a vida da artesã Raquel Motta do Amaral mudou ao virar meme no quadro "Isso a Globo Não Mostra", do "Fantástico", que editou a participação dela no "É de Casa" e a fez repetir "três reais" infinitamente ao lado de Ana Furtado. O vídeo viralizou e entrou no top 10 de memes mais buscados no Google em 2019. Centenas de marcas usaram a imagem de Raquel para fins comerciais. Ela se revoltou e decidiu entrar na Justiça contra as empresas.

Até agora, cem marcas foram alvo de processos pelo uso indevido da imagem de Raquel. De lanchonete a academia, de shopping center a multinacional, ela se viu "vendendo" produtos e serviços sem nenhum contrato formal ou autorização

"Comecei e ficar preocupada, aí vi minha imagem em propaganda de motel. Achei bagunça demais", reclama Raquel em entrevista ao UOL.

A artesã chegou a participar de comerciais e faz posts patrocinados em seu Instagram (com mais de 145 mil seguidores), mas não esperava ver sua imagem prejudicada com o uso irregular por outras marcas.