Geral

Prefeitura e PCU realizam reunião do Maleta Juventudes

A reunião discutiu o fim do monitoramento do Canal Futura, mas projeto segue com pessoal do Município e entidades envolvidas

Por Secom Maceió 18/02/2020 13h01
Prefeitura e PCU realizam reunião do Maleta Juventudes
Reunião Maleta Jovem - Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (18), aconteceu a reunião preparatória do encerramento do Projeto Maleta Juventudes, iniciativa do Canal Futura em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Prefeitura de Maceió e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).

A reunião de hoje tratou do fim do monitoramento mais direto do Canal Futura. Após esse ciclo de acompanhamento, o projeto vai continuar com o pessoal do Município e as instituições envolvidas.

O objetivo do Projeto Maleta Juventudes é valorizar trajetórias pessoais, projetos de vida e a promoção social da juventude, reforçando políticas públicas para garantia de direitos fundamentais dos jovens. O proposta utiliza linguagens expressivas como o audiovisual, música, teatro, dança e artes, além de jogos educativos para a construção deste debate.

Segundo a articuladora da PCU para o Unicef, Juliana Vergetti, o projeto tem dado certo porque existe uma sinergia entre o Canal Futura, o Unicef e a Prefeitura de Maceió, responsável por implementar a iniciativa na capital. “O Canal Futura idealizou esse projeto, assim como os projetos “Crescer sem violência” e “Pedra, papel, tesoura”. Estes três foram implementados em Maceió pela Prefeitura. O Maleta Juventudes trabalha temáticas de interesse da juventude e leva informações relacionadas à prevenção do abuso sexual e das violências, de cultura de paz, de estímulo ao protagonismo jovem, de proteção e garantia dos direitos. No encerramento, as instituições devem apresentar de que forma o projeto contribuiu para o avanço destas discussões e como impactou na vida destas crianças e adolescentes”, explicou.

A chefe de gabinete da Prefeitura de Maceió, Andréa Houly, falou do apoio da gestão municipal. “O apoio é por meio do material pedagógico, que é muito rico, além das instituições socais do Município. Maceió só tem a ganhar com essa parceria com o Canal Futura. Já são dois anos de sucesso desse trabalho conjunto e iremos fazer um levantamento de cada instituição, o que foi de ganho para as elas com o suporte fornecido. Após o fim de orientação direta do Futura, daremos continuidade a essa iniciativa, incentivando os participantes na multiplicação do trabalho desenvolvido”, comentou.

Ao todo, são 28 instituições participantes da proposta, entre elas alguns Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social  (Cres), Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, além da Universidade Estadual de Alagoas (Uncisal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Cieds.

Jairon Santos, representante do Consultório na Rua, falou da experiência em participar do projeto. “Fazemos o trabalho com crianças, adolescentes e crianças, trazendo temas relacionados à própria vivencia deles, reflexões, debates, discussões. Isso abre novos horizontes para as situações que eles mesmos vivem. Por serem pessoas em situação de rua, eles são invisíveis para a sociedade, quase ninguém os enxerga. Os temas vêm para acordar e despertar o olhar deles mesmo enquanto seres sociais, o que são, para que estão aí, bem como importância deles. São bastante trabalhadas as temáticas de território, abuso sexual e violência, problemas que os afetam cotidianamente”, frisou.

A psicóloga Daniela Ferreira participou da reunião representando o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cacilda Sampaio, localizado no bairro Vergel do Lago. Para ela, o projeto foi positivo para os jovens atendidos pelo Cras. “Pudemos ter um trabalho de projeção e reflexão, onde eles realmente participavam e queriam aprender. O objetivo é trabalhar com as políticas públicas e buscar envolver o jovem neste trabalho, para que eles sejam participantes e atuantes. Desenvolvemos rodas de conversa, fizemos pesquisa para identificar o perfil social dos adolescentes atendidos e, a partir disso, eles conseguiram entender o meio que eles vivem e projetar expectativas para o futuro”, disse.

No dia do evento de encerramento do clico de suporte do Futura, que irá ocorrer em 26 de março, as instituições envolvidas irão apresentar as experiências do projeto em suas unidades, além de jogral, exposição de fotografias, apresentação musical e peças teatrais, tudo relacionado ao Maleta Juventudes.

Além da representante da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) do Unicef em Maceió, o encontro desta terça-feira, 18, reuniu ainda representantes dos Cras, dos Creas, equipe do Consultório na Rua, da SMS.