Mundo

Aeroporto de BH espera mais um voo com brasileiros deportados dos EUA

Segundo terminal, avião fretado deve trazer cerca de 90 passageiros

Por G1 19/02/2020 08h08
Aeroporto de BH espera mais um voo com brasileiros deportados dos EUA
Congresso decide que brasileiro deve pagar pela bagagem em voos - Foto: Reprodução

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, na Região Metropolitana, espera nesta quarta-feira (19) a chegada de mais um voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos.

Segundo o terminal, o avião fretado deve pousar durante a tarde. A Polícia Federal afirmou que são esperados 94 passageiros, que não foram admitidos nos EUA. Este é o quinto voo com deportados a pousar no aeroporto em Confins desde outubro do ano passado, o 4º neste ano.

Em outubro de 2019, chegou a Belo Horizonte um primeiro voo, com cerca de 70 pessoas. O desembarque marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior.

O segundo voo aterrissou em janeiro deste ano, com dezenas de brasileiros.

O terceiro avião fretado com cerca de 130 deportados pousou no Aeroporto de BH no dia 7 de fevereiro.

O quarto voo chegou a Confins na sexta-feira, 14 de fevereiro. Neste voo, dos 80 passageiros, 40 eram crianças e adolescentes.

O governo do presidente Jair Bolsonaro tem facilitado a deportação de cidadãos que vivem irregularmente nos EUA, o que representa uma mudança em relação à política de governos anteriores.