Segurança

Crise com policiais não é privilégio apenas de Alagoas

Mais cinco estados estão em negociação salarial com policiais civis e militares

Por 7Segundos com Folha de São Paulo 20/02/2020 15h03
Crise com policiais não é privilégio apenas de Alagoas
Sindpol firma apoio das entidades militares nas paralisações dos Policiais Civis - Foto: Ascom Sindpol

O jornal Folha de São Paulo mostrou nesta quinta-feira (20) que diversos estados do país estão sofrendo confrontos entre o Estado e a as forças de segurança pública, não sendo apenas uma situação vivida em Alagoas.

Na Paraíba, no início da semana parte do efetivo de Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros realizou uma paralisação de advertência de 12 horas.

Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anunciou em outubro um aumento salarial de 5% para as forças de segurança paulista. O aumento, que deve valer a partir de 1º de janeiro, foi considerado pelas associações de classe quase uma afronta em razão da discrepância entre a promessa de campanha, quando Doria prometeu o melhor salário do país às suas polícias, e o anunciado, que não repara a defasagem salarial acumulada há anos.

No Rio Grande do Sul, a queixa principal é que os salários sejam pagos no final do mês.  Já em Santa Catarina, os policiais civis se dizem prejudicados pela sanção de Jair Bolsonaro à previdência dos militares. Isso porque, até então, os salários das categorias eram indexados.

No Espírito Santo, o clima de tensão com os policiais iniciou com a proposta de reajuste salarial da categoria ao Legislativo, no último dia 7. A principal reivindicação é pela restituição de perdas remuneratórias acumuladas nos últimos quatro anos.

Em Alagoas, os policiais civis estão de paralisação até esta sexta-feira (21) e pedem valorização do salário da categoria, elevando à nível superior. Já os policiais militares tentam reverter a despromoções realizadas nos últimos meses.

Em relação aos policiais civis, o Governo diz que mantém o diálogo com a categoria.