Saúde

Coronavírus: Sesau diz que não há motivo para alarde e pede reforço em higienização

Chegada de pessoas vindas da Europa está sendo monitorada

Por 7Segundos 28/02/2020 12h12
Coronavírus: Sesau diz que não há motivo para alarde e pede reforço em higienização
Coletiva de imprensa sobre o caso suspeito de coronavírus em Alagoas - Foto: Ricardo Alexandre/7Segundos

Após o estado registrar o primeiro caso suspeito de coronavírus nessa quinta-feira (27),  o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, afirmou que não há motivo para população alagoana ficar alarmada.

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (28), ele explicou que o país tem feito esforços para evitar a propagação, mas que, nem Alagoas, nem o Brasil, teriam como evitar a chegada do vírus.

“A gente está tratando de uma nova gripe. Não há motivo para alarde. Alagoas tem todas as condições de receber, temos estrutura no Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu) e o Ministério da Saúde tem dado respaldo para que a gente possa evitar propagação”, disse.

Alexandre Ayres explicou ainda que a chegada de pessoas vindas de países com casos confirmados, seja por navios ou aeronaves, está sendo monitorada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

“Pessoas que vieram dos países listados e estão com sintomas como febre, tosse, fadiga devem procurar uma unidade de saúde”, informou.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta que pessoas com sintomas procurem a unidade a saúde mais próxima, seja pública ou privada. O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) só irá receber casos graves e encaminhados.

Sobre a procura por álcool gel e máscaras em farmácias e lojas de utensílios médicos na capital, Alexandre Ayres afirmou que o tratamento mais indicado é a higienização. “O que fazemos todos os dias, lavar as mãos. Não há nada mais eficaz”.

Paciente suspeito

Ainda não há previsão para que os exames do paciente alagoano com suspeita de coronavírus fiquem prontos, porém a Sesau acredita que eles devem ser liberados até a próxima semana. “Não se espantem se der negativo. Os sintomas são muito semelhantes aos das gripes comuns”, disse Alexandre Ayres.

O paciente, que tem 66 anos e mora em Maceió, já foi liberado para casa, mas continua sendo monitorado. Ele deu entrada em um hospital particular na quarta-feira (26), após uma viagem para França.

Segundo a Sesau, a orientação é que os casos graves de coronavírus fiquem isolados dentro das unidades de saúde e, em casos com sintomas leves, os pacientes são liberados, mas ficam isolados em casa.