Saúde

Aumenta o consumo de álcool em gel em Maceió

Sesau afirmou que não é motivo para preocupação da população

Por Marcos Filipe Sousa 28/02/2020 16h04
Aumenta o consumo de álcool em gel em Maceió
Vendas de álcool em gel aumentaram - Foto: Folha de São Paulo

Com a notícia nesta quinta-feira (27) de que está sendo investigado em Maceió um suposto caso de Covid-19, ou Coronavírus, deixou a população da capital em alerta. Entre fakes news e o pedido da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para que as pessoas não criem pânico, as vendas de álcool em gel nas farmácias da cidade aumentaram.

Três estabelecimentos na Avenida Fernandes Lima tiveram seus estoques zerados, principalmente dos frascos pequenos. "Nós não temos mais. O que ainda temos à venda são os de 500g", disse o gerente de uma delas, Patrícia Carvalho. Nas outras duas farmácias a situação é a mesma. 

Em nenhum desses estabelecimentos foi registrada o aumento no número de vendas de máscaras cirúrgicas.

O secretário de saúde, Alexandre Ayres, informou durante uma coletiva de imprensa na manhã de hoje, disse que não há motivo para alarde e que Alagoas tem todas as condições de tratar qualquer caso. 

Alexandre Ayres explicou ainda que a chegada de pessoas vindas de países com casos confirmados, seja por navios ou aeronaves, está sendo monitorada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Como usar o alcóol em gel

O uso do álcool deve ser feito, no máximo, três vezes seguidas. A partir da quarta vez, ou se tiver alguma sujidade na mão, o ideal é a lavagem com água e sabão. O indicado é dar preferência ao uso do álcool no formato gel, e não líquido, pois este possui menos ecácia. A pessoa deve friccionar a mão por pelo menos 20 segundos e não deve esquecer do punho, dos espaços entre os dedos e do polegar.