Saúde

Hospital Helvio Auto lança nota sobre cobrança da Defensoria Pública por melhorias na UTI

Instituição citou também que não há motivo para pânico com o novo coronavírus

Por 7segundos 01/03/2020 08h08
Hospital Helvio Auto lança nota sobre cobrança da Defensoria Pública por melhorias na UTI
Hospital Hélvio Auto - Foto: ncisal/Arquivo

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), lançou uma nota oficial sobre as cobranças Defensoria Pública por melhorias na UTI do local.

A Defensoria estaria pedindo isolamento de todos os leitos e equipamentos necessários para evitar contágio de pacientes com doenças infectocontagiosas, inclusive eventuais casos de coronavírus (COVID-19) e pedindo a implantação, em no máximo 15 dias, do sistema de pressão negativa nos leitos e o conserto dos ventiladores mecânicos.

Segundo o Hospital, a última visita da Defensoria em suas instalações ocorreu no mês de novembro de 2019. À época, a instituição enviou a lista de itens necessários para manutenção do atendimento em seus sete leitos de UTI. Atualmente a UTI do HEHA dispõe de mais quatro ventiladores mecâncios novos, que chegaram no dia 19 de novembro de 2019, totalizando 8 ventiladores funcionais para 7 leitos. Em relação às camas, o Hospital citou que já existe processo aberto para aquisição de camas elétricas, faltando posicionamento das empresas para lançamento de preços na licitação.

Sobre os novo casos de coronavírus (COVID-19), o HEHA destacou que possui os equipamentos necessários para um atendimento adequado aos casos suspeitos de coronavírus e que não há motivo para apreensão na população. 

Leia a nota na íntegra:

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), informa que a última visita da Defensoria Pública do Estado em suas instalações ocorreu no mês de novembro de 2019. À época, de forma célere, o hospital enviou a lista de itens necessários para manutenção do atendimento em seus sete leitos de UTI.

O hospital informa ainda, que os dados divulgados no texto da Defensoria Pública são relativos ao mês de novembro de 2019, estando portanto, desatualizados. Atualmente a Unidade de Terapia Intensiva do HEHA dispõe de mais quatro ventiladores novos da marca VELA, que chegaram no dia 19 de novembro de 2019. Na UTI ainda consta outros 4 ventiladores Servos S Maquet que estão funcionando normalmente, cada um com sua cassete expiatória e mais 4 cassetes reserva. Totalizando 8 ventiladores funcionais para 7 leitos.

Em relação às camas, já existe processo aberto para aquisição de camas elétricas, faltando posicionamento das empresas para lançamento de preços na licitação.

Esclarecemos ainda, que para atendimento de casos de COVID-19, segundo o Ministério da Saúde e Anvisa, preferencialmente, o atendimento deve ser feito utilizando pressão negativa, naquelas instituições que possuem; na ausência deste tipo de unidade, deve-se colocar o paciente em isolamento em quartos com portas fechadas e restringir o número que profissionais que realizam o atendimento. Estando, portanto, o Helvio Auto de acordo com as orientações preconizadas pelos órgãos oficiais.

Desde o mês de janeiro de 2020, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto promove capacitações e reuniões semanais para elaboração e discussão de fluxos em conjunto com a Uncisal e Secretaria de Estado da Saúde.

Reiteramos que dispomos dos equipamentos necessários para prover um atendimento adequado aos casos suspeitos de coronavírus e que não há motivo para apreensão na população.