Brasil

Fortes chuvas na Paraíba provocam destruição e queda de raios

Após as chuvas, açude Epitácio Pessoa teve um aumento de 45 cm na lâmina d'água.

Por G1 PB 02/03/2020 13h01
Fortes chuvas na Paraíba provocam destruição e queda de raios
Foram registradas fortes chuvas em Campina Grande no domingo (1º) - Foto: Emanuel Tadeu/Arquivo Pessoal

Foram registradas fortes chuvas em alguns municípios da Paraíba neste domingo (1º). Imagens feitas por moradores mostram consequências das chuvas em algumas regiões do estado, principalmente no Agreste paraibano. O açude Epitácio Pessoa teve um aumento de 45 cm na lâmina d'água. Também foram registrados raios e o galpão de uma empresa ficou destruído.

Vídeos registraram relâmpagos e raios em Campina Grande. No bairro Itararé, moradores gravaram o momento em que um raio cai em um condomínio. Ninguém ficou ferido. As fortes chuvas também atingiram os bairros do Tambor e do Velame na cidade.

Na cidade de Esperança, no Agreste paraibano, também choveu forte e alguns pontos ficaram alagados. Segundo moradores, há muito tempo não chovia dessa maneira no município. Não houve estragos maiores. As cidades de Queimadas e Alagoa Grande, no Agreste, e Araruna, no Curimataú do estado, também registraram chuvas fortes e pontos de alagamento.

Moradores de Cabaceiras, no Cariri, registraram cheia no Rio Taperoá, que deságua no açude de Epitácio Pessoa, em Boqueirão. De acordo com os dados atualizados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o açude de Boqueirão teve um aporte hídrico de 6.401.666 m³, o que corresponde a um aumento de 45 cm de lâmina d'água. Atualmente o reservatório tem 22,9% da capacidade total.

Durante as fortes chuvas, um galpão desmoronou na noite de sábado (29), em Soledade, no Agreste paraibano. De acordo com um dos responsáveis pelo prédio, o acidente aconteceu durante a noite e nenhum funcionário estava dentro do galpão.

O galpão havia sido construído há pouco tempo. Com os ventos e as fortes chuvas, a estrutura não resistiu, o telhado cedeu e as paredes caíram. Segundo funcionários, a empresa tem cerca de 50 colaboradores, mas ninguém ficou ferido. O prejuízo estimado é de R$ 500 mil.

Uma queda de barreira foi registrada no km 279 da BR-230, na serra da Santa Luzia, entre os municípios de Patos e Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, na noite de sábado (29). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente também aconteceu devido às fortes chuvas. Uma equipe se dirigiu até o local para que acidentes fossem evitados.

Segundo a polícia, durante o período de chuvas é comum que incidentes como queda de barreiras aconteçam.

Conforme a PRF, durante fortes chuvas a aderência do pneu ao solo e visibilidade do motorista diminuem. É recomendado que os motoristas redobrem a atenção, verificando sempre as condições das palhetas dos para-brisas e dos pneus e diminuindo a velocidade.