Geral

Prefeitura de Maceió entrega Espaço da Mulher no PAM Salgadinho

Inauguração do Bloco C marcou o início da Programação alusiva ao Mês da Mulher

Por Secom Maceió 02/03/2020 12h12
Prefeitura de Maceió entrega Espaço da Mulher no PAM Salgadinho
Estrutura modernizada oferece conforto e acolhimento a usuárias que buscam consultas e exames - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira entregou, nesta segunda-feira (2), o Espaço da Mulher no Bloco C do PAM Salgadinho, localizado no Centro da cidade. A inauguração marca o início das atividades do Mês da Mulher, que conta com várias ações voltadas à saúde feminina.

“Iniciamos muito bem as comemorações do Mês da Mulher com essa inauguração. Agora temos dentro do PAM Salgadinho um bloco exclusivo para as mulheres, para melhor atendê-las. É um ambiente com conforto, com qualidade e que disponibiliza diversos serviços importantes. Ao longo do mês teremos diversas ações, como já realizamos desde 2013, com atividades não só de saúde, mas de lazer, educação, assistência social”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira destacou a importância dos serviços prestados à população na unidade. “Diagnosticar cada vez mais rápido o câncer de mama, que vem afetando as mulheres pelo Brasil, tem que ser uma prioridade. E quanto mais rápido a doença for detectada e o tratamento for ágil, mais rápida a chance de recuperação. Aqui, hoje, são feitos em média 600 exames e esse número será ampliado, é um índice alto de exames, mas buscamos melhorar cada vez mais”, disse.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, o Espaço da Mulher surgiu do entendimento do Poder Público Municipal de que um local destinado, exclusivamente, para a saúde da mulher é uma prioridade. “Era preciso fazer uma unidade um pouco diferenciada para atender com mais conforto e atenção a mulher que procura o PAM. O PAM deu um salto qualitativo enorme e nós iremos começar o tratamento diferenciado a algumas categorias e a primeira delas é a mulher. A ideia é atender melhor e acolher melhor as mulheres desta unidade de saúde e não há maneira melhor que começar o mês da mulher tornando claro que isso não é apenas um discurso e sim uma realidade. A equipe do PAM já fazia um trabalho excelente e agora vai fazer melhor ainda”, disse.

O espaço é voltado ao cuidado da saúde das mulheres e já está em funcionamento, contando com ginecologia, proctologia, mastologia, climatério e psicologia e à realização dos procedimentos de colposcopia, anuscopia, peniscopia, biópsia do colo do útero, vulva e vagina, entre outros.

“Esse espaço no PAM Salgadinho foi criado para que as mulheres se sintam acolhidas e especiais. Essa inauguração também é um marco dentro da campanha do mês da mulher e é uma das ações dentro de tantas outras que estão previstas para este mês”, destacou Marina Toledo, assessora especial de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Governo (SMG).

Para a diretora do PAM, Marluce Moura, a entrega do espaço é motivo de muita satisfação. “A unidade já existia e passou por uma grande reforma. Eu, como mulher, me sinto extremamente agradecida pelas mulheres terem acesso a estes serviços de forma gratuita. Sabemos que a saúde pública está passando por momentos difíceis, mas nós estamos conseguindo superar esses momentos. O PAM é uma unidade de referência, poucos Estados brasileiros o possuem. A capacidade dele instalada é de 14 blocos, todos especializados, esse aqui é dirigido especialmente à mulher oferecendo todos os serviços, desde o diagnóstico precoce até o tratamento e o segmento após o tratamento de forma rápida.”

Cícera dos Santos mantém os exames preventivos sempre em dia. “Eu faço os exames todos os anos e, dessa vez, vim para esse bloco novo. Gostei muito daqui, achei um espaço confortável e acolhedor, nos sentimos mais em casa”, relata a dona de casa, que é moradora do Jacintinho. “É importante sempre ir ao médico e investigar, para poder ter a saúde bem”, aconselha.

A dona Edvânia Leite já é paciente da unidade. “Hoje eu vim fazer a ultrassom da mama, mas aqui já fiz raio-x, já me consultei com o ginecologista e o atendimento é sempre ótimo. Eu realmente gosto, sempre sou recebida muito bem e é tudo rápido”, declarou.

Durante todo o mês , várias ações de saúde serão desenvolvidas em unidades de atendimento, na orla da Ponta Verde, Calçadão do Comércio e outros locais, visando ofertar cuidados e prevenção à saúde das mulheres maceioenses.