Violência

Suspeitos de matar brasileira nos EUA relataram crime em áudios

Ana Paula estava desaparecida desde o início de fevereiro

Por Catraca Livre 02/03/2020 16h04
Suspeitos de matar brasileira nos EUA relataram crime em áudios
Ana Paula - Foto: Reprodução

Dois homens presos na semana passada em Vitória (ES) são suspeitos de matar uma brasileira que morava nos Estados Unidos.  A dupla relatou o crime em gravações de áudio e vídeo.

Thiago Philipe Souza Bragança e Wenderson Júnior Silva confessaram ter matado Ana Paula Braga, de 24 anos, que vivia desde 2017 em Los Angeles, na Califórnia.

Reportagem do Fantástico exibida neste domingo, 1, mostra que Thiago e Wenderson fizeram gravações para extorquir os próprios familiares, que ajudaram na fuga da dupla dos EUA.

Para a Polícia Federal, a dupla matou Ana Paula – que trabalhava como motorista de aplicativo – estrangulada com um fio de energia. Depois, os dois homens enrolaram o corpo em um colchonete e jogaram numa lixeira.

O corpo da jovem ainda não foi encontrado pela polícia americana.

Ainda segundo a reportagem, nos vídeos gravados após o crime,  Thiago e Wenderson zombaram da vítima e mostraram o celular dela.

Entenda o que é feminicídio

O feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher ou em decorrência de violência doméstica.

Quando o assassinato de uma mulher é decorrente, por exemplo, de latrocínio (roubo seguido de morte) ou de uma briga entre desconhecidos ou é praticado por outra mulher, não há a configuração de feminicídio.

Para ser considerado feminicídio, o crime tem que se encaixar em dois tipos de casos: 

Violência doméstica ou familiar:

Quando o crime resulta ou é praticado juntamente à violência doméstica,  o homicida é um familiar da vítima ou já manteve algum tipo de laço afetivo com ela.

Esse tipo de feminicídio é o mais comum no Brasil, ao contrário de outros países da América Latina, em que a violência contra a mulher é praticada por desconhecidos, geralmente com a presença de violência sexual.

Além dos altos índices de homicídio de mulheres, existem ainda muitos casos de estupro e lesão corporal gerada por violência doméstica.

Menosprezo ou discriminação contra a condição da mulher:

Quando o crime resulta da discriminação de gênero, manifestada pela misoginia e pela objetificação da mulher, geralmente com a presença de violência sexual.

Lei do Feminicídio

A lei 13.104/15, mais conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo como qualificador do crime de homicídio o feminicídio.

Também houve alteração na lei que abriga os crimes hediondos (lei nº 8.072/90). Essa mudança resultou na necessidade de se formar um Tribunal do Júri, ou o conhecido júri popular, para julgar os réus de feminicídio.

Alguns setores da sociedade questionam o objetivo de haver distinção entre o feminicídio e os homicídios comuns, mas vale ressaltar que o objetivo dessa diferenciação possui como foco o fato de que vivemos numa sociedade machista.