Geral

Mês da Mulher: Projeto abordará assédio em transportes públicos

Ações voltadas ao combate à violência contra a mulher vão incentivar vítimas a denunciar agressões

Por Secom Maceió 03/03/2020 12h12
Mês da Mulher: Projeto abordará assédio em transportes públicos
Terminal de ônibus em Maceió - Foto: Assessoria

No mês da Mulher a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Coordenação de Defesa da Mulher, realizará várias ações voltadas para o combate à violência contra a mulher. Umas das ações programadas para esse mês de março é o Projeto Pare, que visa alertar a população sobre a importância de denunciar casos de violência contra a mulher, em especial o assédio em transportes públicos.

Segundo a coordenadora de Defesa da Mulher, Daniela Lamenha, como no último ano a violência contra mulher aumentou bastante no Estado,  o foco das ações deste ano serão sobre esse tema.  “Com esse projeto, além de alertar, queremos dizer não ao assédio e a qualquer tipo de violência contra a mulher, mostrando também que existe um sistema de garantia de direitos para as mulheres que tiveram seus direitos violados”, explicou.

Projeto Pare faz parte da programação da Prefeitura do Mês da Mulher

O Projeto Pare terá início na próxima segunda-feira (9), na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no bairro do Centro , das 8h às 14h, com atividades na parte interna e nos vagões do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). Haverá palestra com técnicos da SMTT sobre a lei da parada segura para mulheres e sobre a atuação do órgão. Orientações jurídicas e sobre o fluxo de atendimento em casos de violência contra mulher, distribuição de panfletos e apresentação teatral de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semas, abordando essa temática. Também terá ações na área de saúde com aferição de pressão e glicemia e orientações.

No dia 16 de março, o Projeto Pare acontecerá no Terminal de ônibus do Benedito Bentes, e, no dia 23,  na Rodoviária de Maceió,  no bairro do Feitosa, das 8h às 14h.

Outras ações

Como parte das ações da Prefeitura, também acontecerá a Posse do Conselho dos Direitos da Mulher da Cidade de Maceió, que será na próxima terça-feira (10), às 10h, no auditório da Prefeitura de Maceió em Jaraguá.

A Semas também realizará ações nos Centros de Referência de Assistência Social(Cras) Santos Dumont (18) e  Dom Adelmo Machado(25), no bairro do Prado,  encerrando as atividades no dia 31 de março com um seminário que abordará a violência contra a mulher.