Política

Vereador pede suspensão de vinda de cruzeiro da Itália para Maceió

MSC Seaview está previsto para atracar no Porto de Maceió no dia 23

Por 7Segundos 03/03/2020 10h10
Vereador pede suspensão de vinda de cruzeiro da Itália para Maceió
Lobão pede que cruzeiro italiano não atraque em Maceió - Foto: Reprodução/Instagram

O vereador Anivaldo Luiz da Silva (PR), mais conhecido por 'Lobão', acionou o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), nessa segunda-feira (02) para impedir que o cruzeiro italiano MSC Seaview atraque no Porto de Maceió no próximo dia 23. O pedido se deve ao avanço do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o balanço divulgado ontem, o número de mortos por coronavírus no país europeu chegou a 52, dos quais 18 morreram nas últimas 24 horas.

"Visando proteger nossa população de uma possível contaminação e fazendo valer o ditado popular 'é melhor previnir do que remediar' solicito que seja tomada todas as devidas medidas para suspender a autorização para atracare desembarcar, no Porto de Maceió, um navio cruzeiro oriundo da Itália, país este, onde, lamentavelmente, foram registrados vários casos de contaminação e mortes pelo novo vírus", traz trecho do ofício.

"Peço desculpas ao querido povo italiano e aos empresários, porém, não podemos colocar a saúde dos maceioenses e alagoanos em risco. Esse navio não deve passar por Alagoas", escreveu o vereador nas redes sociais.

Coronavírus em Alagoas

O primeiro caso suspeito de Covid-19 - alusivo a um senhor de 66 anos que retornou recentemente da França, e reside em Maceió - foi descartado após análise das amostras do paciente pelo Laboratório Nacional de Referência Adolfo Lutz. 

“Com relação ao primeiro caso validado como suspeito [27/02] a avaliação laboratorial teve resultado negativo para o Coronavírus e apontou o agente viral Metapneumovírus”, informou a Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Em Alagoas, até o último domingo (01), tem-se o registro de nove notificações de casos suspeitos de Covid-19. Entre os notificados, três permanecem em investigação; um foi descartado para Covid-19; e cinco foram excluídos por não se enquadrarem no critério de suspeição.