Geral

Maceió vai receber a maior conferência de futebol do Nordeste

Lançamento do evento ocorreu nesta terça-feira (03)

Por Secom Maceió 03/03/2020 12h12
Maceió vai receber a maior conferência de futebol do Nordeste
Prefeito Rui Palmeira participou do lançamento do Confut - Foto: Pei Fon/Secom Maceió

A capital alagoana será sede da maior conferência de futebol do Nordeste, o Confut, que acontece no mês de novembro, nos dias 5 e 6. O lançamento do evento, que tem o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), ocorreu na manhã desta terça-feira (03), no Hotel Jatiúca, e contou com a presença do prefeito Rui Palmeira.

A Confut Nordeste vai reunir os principais nomes do mercado futebolístico para debater sobre as principais tendências do esporte mais popular do mundo.

Segundo o prefeito Rui Palmeira, a Prefeitura de Maceió tem trabalhado para trazer grandes eventos para a cidade, sobretudo, voltados para atividades esportivas. “Recentemente, Maceió recebeu mais uma etapa do Circuito Banco do Brasil de Volêi de Praia. Este ano, mais uma vez, teremos o IronMan 70.3, e agora o Confut, que vai tratar de gestão no futebol. Quem trabalha e faz o futebol em Alagoas e no Nordeste vai ganhar muito com esse debate, assim como o turismo da nossa cidade”, destacou.

A conferência estreou em 2019, em Recife, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de novas práticas de gestão e propor soluções inovadoras para o crescimento sistemático da modalidade na região.

De acordo com o titular da Semtel, Jair Galvão, o futebol nordestino tem dado contribuições ao cenário nacional. Para ele, é um grande privilégio Maceió ser escolhida para sediar a segunda edição do Confut.

“Além de movimentar a cidade, seremos o cenário como pauta principal de troca de experiências entre os profissionais que estarão debatendo essa modalidade esportiva. Tivemos caso de sucesso de times que chegaram até a primeira divisão e outros que ascenderam nas demais categorias do futebol e que, com certeza, criaram uma base sólida para um crescimento mais estável nos próximos anos no Nordeste e, principalmente, em Alagoas”, frisou o secretário.

Na edição de estreia, em 2019, o público superou a casa das 700 pessoas. Em 2020, a expectativa para os dois dias de Conferência é de mais de 1.000 pessoas. O formato de exposição de conteúdo ainda é o mesmo, com palestras de duração de 50 minutos, cases de sucesso e diversos painéis de debate.

O secretário Municipal de Governo, Eduardo Canuto, que tem uma ligação muito forte com o esporte, espera o fortalecimento do futebol da região. “É de extrema importância para todos nós essa participação da Prefeitura, junto com esses atores, nesse projeto para o futebol ser protagonista no Nordeste”, declarou Canuto, aproveitando para citar que o Município também vem trabalhando fortemente o esporte amador como forma de inclusão.

Os temas que serão debatidos na edição 2020 serão: intermediação e gestão de carreiras, gestão de futebol profissional, finanças, marketing e comunicação, direito esportivo, governança e compliance, além da apresentação de cases de sucesso.

Arthur Lobo, diretor da AL Sports (empresa realizadora do evento), falou sobre o sucesso da última edição do evento. “Participaram mais de 40 especialistas, desde estatutários, presidentes, executivos de futebol e de finanças. Conseguimos passear por todas as áreas do futebol, desde o marketing esportivo até a questão de governança, buscando soluções para o mercado e gerando um ambiente de network”, comentou.

A Conferência de Futebol do Nordeste será realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Semtel, e a Federação Alagoana de Futebol (FAF).