Cultura

Maceió: Edital seleciona grupos para o Xangô Rezado Alto 2021

Evento que celebra a resistência da cultura afro é realizado desde 2013

Por Secom Maceió 03/03/2020 13h01
Maceió: Edital seleciona grupos para o Xangô Rezado Alto 2021
O Xangô Rezado Alto reuniu grupos de matriz africana na orla de Maceió em fevereiro - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), lançou, nesta terça-feira (03), a chamada pública destinada ao credenciamento de grupos culturais de matriz africana para a realização do Xangô Rezado Alto de 2021. A divulgação foi feita no Diário Oficial do Município (DOM).

O credenciamento faz parte do projeto Maceió Cidade das Artes, iniciativa do Município, em parceria com o Governo Federal, que objetiva incentivar e difundir as manifestações culturais da cidade.

Ao todo, o edital irá selecionar 15 grupos que irão compor a programação da 10ª edição do Xangô Rezado Alto, evento realizado pela Prefeitura desde 2013, que celebra a resistência da cultura afro e a luta contra a intolerância religiosa, além de relembrar o histórico e violento dia 02 de fevereiro de 1912, episódio que ficou conhecido como Quebra de Xangô, quando várias casas de culto de religiões de matriz africana situadas em Maceió e outras cidades do Estado foram invadidas e destruídas.

Para o diretor de Projetos e Convênios da Fmac, Igor Luz, a chamada pública ajuda a fomentar eventos tão importantes para a cultura e a história do povo maceioense. “O objetivo é estimular a sociedade a conhecer os grupos de matriz africana e suas origens, mostrando sua importância como um agente de transformação social por meio da arte”, destaca.

O edital irá investir o total de R$ 30 mil na contratação dos grupos para participação na próxima edição do Xangô Rezado Alto.

Inscrições

As inscrições seguem até o dia 03 de abril e devem ser feitas presencialmente, na sede da Fmac, localizada na Avenida da Paz, 900, bairro de Jaraguá, no horário das 8h às 14h.

O proponente deve estar munido de dois envelopes, sendo o primeiro com a documentação para habilitação jurídica e o segundo com os documentos para a fase de qualificação técnica.

Em caso de dúvidas, os interessados em participar do credenciamento devem entrar em contato com o setor de Projetos e Convênios da Fundação pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (82) 3312-5820.

Confira aqui edital e anexos:

Edital nº 004-2020

Anexo I – Ficha de Inscrição 

Anexo II – Modelo de Etiqueta para envelope A e B

Anexo III – Minuto do Contrato 

Anexo IV – Modelo de Proposta 

Anexo V – Atividades Culturais