Brasil

Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil sobe para 488

ão Paulo lidera o número de casos suspeitos, com 130 pacientes, seguido pelo Rio Grande do Sul com 82

Por Uol Notícias 03/03/2020 17h05
Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil sobe para 488
Coronavírus no Brasil - Foto: Reprodução

Subiu para 488 o número de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, segundo informou hoje o Ministério da Saúde.

O número de casos confirmados de covid-19 no Brasil não se alterou e continua em dois pacientes, ambos diagnosticados em São Paulo após viagens à Itália.

Nos últimos dias, o número de casos suspeitos vem aumentando. Eram 207 no sábado (29) e de 255 no domingo (1º). Ao mesmo tempo, foram descartados 240 casos.

São Paulo lidera o número de casos suspeitos, com 130 pacientes, seguido pelo Rio Grande do Sul com 82.

São considerados suspeitos os casos de pacientes que apresentem algum sintoma gripal e febre, e que estiveram nos últimos 14 dias em algum dos países com transmissão de coronavírus (no momento, 16 nações estão na lista do ministério da Saúde).

Prevenção

O ministério da Saúde elencou seis medidas para prevenção em relação ao novo coronavírus no Brasil:

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%
  • Ao tossir ou respirar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar
  • Evite tocar olhos, nariz, e boca com as mãos não lavadas; ao tocar, lave sempre as mãos, como já indicado
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

No mundo, a maior parte dos casos se concentra na China. São 80.174 casos confirmados da doença no país asiático, ante 8.774 casos confirmados em outros 63 países.

Já foram registradas 2.915 mortes decorrentes da infecção na China, e 128 mortes ligadas ao vírus nos outros países. A taxa de letalidade global é de 3,4% dos casos.

O secretário-executivo do Ministério da Sáude, João Gabbardo dos Reis, afirmou que deverá ser ampliada a lista de países utilizada para identificar casos suspeitos. A medida, segundo Gabbardo, é justificada pelo aumento no número de países onde foi registrada a transmissão interna do vírus. No Brasil, os dois casos confirmados contraíram o vírus em viagens à Itália.

Os países que serão adicionados à lista ainda não foram informados. O Ministério estuda incluir entre eles os Estados Unidos, importante destino de brasileiros no exterior.

Hoje, constam na lista do Ministério da Saúde de países com alerta para o coronavírus: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos.

Alguns dos países que deverão ser incluídos na listagem são: Espanha, Reino Unido, Noruega, Suíça, Holanda, Croácia, Grécia, Finlândia, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá e Equador.

Com isso, pacientes que apresentem sintomas após viagem a algum desses países serão considerados casos suspeitos.

Para o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, com o aumento da transmissão do vírus em diferentes países, se torna mais importante às autoridades brasileiras focar na prevenção e no atendimento ao grupo de riscos, como os idosos, do que a busca pela confirmação de novos casos. Os testes para identificação do coronavírus, no entanto, continuarão a ser feitos.

"Neste momento o importante é a prevenção", afirma o secretário-executivo João Gabbardo dos Reis.

"Estamos nos preparando para todos os cenários, um surto localizado, que a gente espera que seja assim, mas também estamos nos preparando para situações mais intensas", diz Wanderson Oliveira.

A orientação do Ministério da Saúde para quem chegou desses países a menos de 14 dias é procurar as unidades de saúde apenas se surgirem os sintomas de febre acompanhada de tosse ou dificuldade para respirar.

Pacientes que apresentam esses mesmos sintomas e tiveram contato com algum outro paciente considerado um caso suspeito ou confirmado também devem procurar atendimento médico.

Pacientes que não apresentam todos esses sintomas ou não estiveram em países com transmissão interna do coronavírus, e também não entraram em contato com casos suspeitos, não têm necessidade de procurar o sistema de saúde se estiverem apenas com um quadro leve de gripe.

Os sintomas considerados como suspeitos são a febre aliada a algum sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar.