Geral

Pescadores protestam contra realocação para o Centro Pesqueiro

Manifestantes atearam fogo em pneus; trânsito está interditado sentido Jaraguá

Por 7Segundos 04/03/2020 08h08
Pescadores protestam contra realocação para o Centro Pesqueiro
Pescadores protestam contra realocação para o Centro Pesqueiro - Foto: Angelo Farias/7Segundos

Pescadores voltaram a protestar, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (04), contra a realocação para o Centro Pesqueiro, no bairro do Jaraguá, em Maceió. Para impedir a entrada dos veículos da Prefeitura, que fariam a mudança, trabalhadores ateraram fogo em pneus bloqueando a principal via do bairro.  

Equipes do Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) foram acionadas para negociar com os manifestantes e ordernar o trânsito que segue bloqueado nos dois sentidos da Avenida Industrial Cícero Toledo, no Jaraguá. 

Segundo os trabalhadores, um dos motivo do protesto é que o espaço disponibilizado pela Prefeitura não está adequado para o desempenho das atividades. Entre as reclamações está a implementação de um rodízio entre os vendedores, do compartilhamento dos espaços de venda e o mau funcionamento da fábrica de gelos.

Eles também cobram a inclusão de 15 pescadores que não estavam nas listas cadastradas de 2013 e 2015 na realocação.

Trânsito

A SMTT faz o bloqueio nos dois sentidos da Avenida Industrial Cicero Toledo, no bairro de Jaraguá nesta quarta-feira (04). A interdição teve início às 7h e segue até o término da operação de realocação de marisqueiras, pescadores e vendedores de pescados para o Centro Pesqueiro.

Para os condutores que vierem do Pontal em direção à Pajuçara, será necessário fazer um desvio pela Praça Marcílio Dias, no Jaraguá, e utilizar a Rua Desembargador Paulo da Rocha Mendes para seguir com o seu itinerário normal.

Quem vier da Pajuçara em direção ao Litoral Sul deverá acessar a Rua Sá e Albuquerque e assim continuar com a sua viagem.

Realocação para o Centro Pesqueiro

O espaço será ocupado por marisqueiras, pescadores e vendedores de pescados, que compreendem a maioria dos permissionários. Os Estaleiros e oficinas do Centro Pesaueiro já se encontram ocupados e funcionando desde o segundo semestre de 2019, restando a ocupação definitiva do mercado do peixe (boxes e tarimbas) e depósitos de materiais de pesca.

Conforme edital publicado no Diário Oficial de Maceió no último dia 19, a alocação do espaço é destinada aos permissionários aptos que foram cadastrados em 2013 e 2015 e constituem lista validada no dia 13 de fevereiro pelo Ministério Público Estadual, por Comissão Representativa de Permissionários e pela Prefeitura de Maceió.

O edital também estabelece a remoção das estruturas provisórias em atendimento a decisão da justiça federal do processo 0004070-23.2012.4.05.8000.

O Centro Pesqueiro

O Centro Pesqueiro de Jaraguá é estruturado com depósitos, estaleiros, mercado de peixe (com área de vendas e armazenamento), lanchonete, fábrica de gelo, oficinas – fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e motor para barco, além de estacionamento para carros e bicicletas. O trabalho no Centro Pesqueiro deve beneficiar cerca de 300 pessoas diretamente e outras 1.000 de forma indireta. O espaço foi custeado com recursos federais e contrapartida do Município.

O projeto foi elaborado em parceria com os moradores da antiga Favela do Jaraguá. Parte deles foi transferida, em 2012, para o Conjunto Residencial Vila dos Pescadores, no Sobral. Em 2015, durante a primeira gestão do prefeito Rui Palmeira, a antiga Favela de Jaraguá foi desocupada e os moradores remanescentes foram transferidos para unidades habitacionais para viabilizar a construção do Centro Pesqueiro.