Saúde

Unidades de Saúde de Maceió reforçam cuidados com o coronavírus

UPAs Benedito Bentes, Trapiche e Hospital IB Gatto já adotam as medidas

Por Redação, com assessoria 04/03/2020 09h09
Unidades de Saúde de Maceió reforçam cuidados com o coronavírus
Vítima foi atendida na UPA do Benedito Bentes - Foto: Secom Maceió

A Organização Mundial de Saúde (OMS) comunicou que a epidemia de coronavírus é de risco máximo. Depois da suspeita de um caso (já descartado) em Alagoas, o cuidado nas unidades de saúde que recebem demanda espontânea aumentou. A procura por atendimento, também.

As UPAs Benedito Bentes, Trapiche, Irmã Dulce (Marechal) além do Hospital Ib Gatto (Rio Largo), já estão adequadas às diretrizes do Ministério da Saúde e alinhadas às orientações da Secretaria Estadual de Saúde. 

Adequações

A enfermeira Isnara Bertoldo, coordenadora do serviço de controle de infecções relacionadas à assistência a saúde, diz que foi montando um fluxo de atendimento específico para os pacientes com sintomas. Também foram realizadas capacitações com os colaboradores.

“Fizemos treinamentos com os profissionais do laboratório para a realização das coletas de amostras dos casos suspeitos. Os colaboradores também foram preparados para fazer a notificação, conforme estabelecido pela Secretaria de Saúde”, explica.

Atendimentos

O médico Jordiran Soares explica como é feito o atendimento em casos que podem ser suspeitos. "O primeiro passo é conferir se o paciente está com febre e algum sintoma respiratório (tosse, cansaço, coriza ou congestão nasal). Depois, observamos se ele veio de uma área onde houve coronavírus ou se teve contato com alguém com suspeita, nas últimas duas semanas. Caso isso se configure, a gente define o tipo de observação e comunica o fato ao Cievs - Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde”, detalha.

Ele ainda esclarece que a definição do tratamento é feita de acordo com a gravidade do caso. “Depois da notificação ao Cievs, a gente orienta os pacientes com casos mais leves para ficar em quarentena, em casa, usando máscara, para evitar a contaminação por gotículas. O tratamento é como o de um resfriado. Mas se os sintomas são graves, a gente encaminha pra o Hospital Helvio Auto. Lá, ele fica em isolamento, com o tratamento sintomático até a alta”, complementa.

As UPAs Trapiche, Benedito Bentes e o Hospital Ib Gatto funcionam 24 horas por dia para atender a população.