Economia

Estimativas para o PIB foram caindo ao longo do ano

Demora na aprovação da reforma da Previdência, confiança em baixo e cenário externo contribuíram para a piora da expectativas

Por G1 04/03/2020 10h10
Estimativas para o PIB foram caindo ao longo do ano
PIB do Brasil tem crescimento tímido de 1,1% no 1º ano de Bolsonaro - Foto: thiagonori/Getty Images

Mais um ano de crescimento baixo da economia – e mais um ano de expectativas frustradas. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2019, divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não surpreendeu o mercado, ao registrar alta de 1,1% sobre o ano anterior. Mas ficou bem abaixo das expectativas do início de 2019.

Ao final de 2018, e até fevereiro de 2019, os analistas de bancos projetavam um crescimento ao redor de 2,5% para a economia, na expectativa da aprovação de reformas macroeconômicas. As projeções fazem parte do boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado todas as semanas pelo Banco Central (BC), que traz dados colhidos junto a mais de 100 instituições financeiras.

À medida em que o ano foi passando, no entanto, e com os atritos entre os poderes executivo e legislativo, foi se tornando claro que a aprovação das reformas seria mais demorada e custosa do que era previsto. O enfraquecimento da confiança também pesou – e as expectativas para o crescimento econômico foram minguando, até chegarem ao mínimo de 0,8% em agosto.

O cenário externo também foi importante para a piora das estimativas. Em julho, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu pela quarta vez a estimativa de alta para o PIB global de 2019, para 3,2% (um ano antes, o fundo via expansão de 3,9% na economia mundial).

A aprovação da reforma da Previdência, em novembro, deu novo fôlego às estimativas de crescimento brasileiro, mas já era tarde para uma recuperação mais robusta do PIB. A previsão dos analistas do mercado para a atividade econômica cresceu aos poucos, chegando ao final de 2019 em 1,17%.

É comum, no entanto, que o resultado final do PIB fique abaixo das estimativas feitas pelos analistas no início de cada ano. Nos últimos dez anos, em apenas 2 o resultado do PIB foi melhor que o projetado.