Infraestrutura

Em reestruturação, HGE recebe mais de quinhentos novos equipamentos e mobiliários

Está prevista, para os próximos dias, a chegada de tomógrafo e endoscópio, além de um moderno aparelho de raio-X com revelação digital

Por Ascom Sesau 04/03/2020 13h01
Em reestruturação, HGE recebe mais de quinhentos novos equipamentos e mobiliários
Aquisição dos equipamentos faz parte do projeto de melhorias da assistência à saúde dos usuários do SUS - Foto: Ascom Sesau

O Hospital Geral do Estado (HGE) recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desde o início de fevereiro, mais de 500 novos equipamentos que irão contribuir efetivamente nos serviços de urgência e emergência da unidade. O setor de mobiliários também foi contemplado com novas poltronas reclináveis, biombos, escadas com dois degraus, colchões de macas, colchões para salas de repouso, aparelhos de ar condicionado, carrinhos de banho, longarinas de dois lugares, suportes de soro, macas fixas, cadeiras de rodas e macas com rodízios.

E a previsão é de que, nos próximos dias, mais equipamentos cheguem ao maior hospital do Estado, conforme as conclusões dos procedimentos de licitação. Para breve está prevista a chegada do segundo tomógrafo, mais um endoscópio e um moderno aparelho de raio-X com revelação digital. 

Também já foram entregues faixas de contenção para pacientes, capotes cirúrgicos, suporte de hampers com rodízio, lençóis e uniformes para a equipe dos setores fechados, nutrição e maqueiros. 

O HGE também será reformulado em sua estrutura física: está em fase de construção mais 20 novos leitos, além de reestruturação elétrica, hidrossanitária, de prevenção a incêndio e pânico.

Os Centros Cirúrgicos do HGE receberam bisturis eletrônicos, carros de anestesia, focos auxiliares, mesas cirúrgicas, negatoscópios e aspirador cirúrgico. Para a Área Vermelha Trauma e Pediatria foram instalados focos auxiliares. À Unidade de Dor Torácica (UDT), Unidade de AVC, Unidade de Terapia Intensiva (geral e pediátrica) e Ortopedia foi posto um foco auxiliar em cada um dos setores. Ao Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) foram entregues focos auxiliares, bisturis eletrônicos e aspirador cirúrgico. Estão disponíveis na engenharia clínica ventiladores pulmonares e negatoscópios.  

Segundo o gerente do HGE, Paulo Teixeira, o objetivo é tornar o hospital mais eficiente na assistência ao paciente. Para isso, reuniões com a equipe do gestor da Sesau, Alexandre Ayres, têm sido frequentes, com a participação de arquitetos, engenheiros, técnicos, médicos, enfermeiros e outras áreas assistenciais e administrativas necessárias para o avanço das ideias.

“Tenho percorrido os setores do hospital, ouvido os profissionais e os usuários. Escutar é muito importante, pois descobrimos as necessidades mais específicas, tornando nosso projeto mais eficaz para a fase de execução. A nossa vontade é tornar o HGE ainda mais resolutivo, mais acolhedor, mais estruturado e mais humanizado”, afirmou o gerente.

A reestruturação do Hospital Geral do Estado segue como uma das prioridades da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com o secretário Alexandre Ayres, os cuidados com o maior hospital de urgência e emergência de Alagoas têm acontecido de forma paralela à construção das novas unidades de saúde. Ele recorda que uma das motivações para a inauguração dos novos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) são preponderantes para reduzir o fluxo de atendimentos de urgência no HGE, priorizando os pacientes vítimas de trauma.