Geral

Prefeitura segue com realocação de permissionários para o Centro Pesqueiro

Prazo de evacuação total do espaço é de até três dias

Por Secom Maceió 05/03/2020 13h01
Prefeitura segue com realocação de permissionários para o Centro Pesqueiro
Secretarias municipais estão mobilizadas para a realocação da balança do peixe para o Centro Pesqueiro - Foto: Pei Fon/Secom Maceió

Órgãos da Prefeitura de Maceió seguem, nesta quinta-feira (05), com os trabalhos de realocação da cadeia produtiva da antiga balança de pescados de Jaraguá para o Centro Pesqueiro, espaço construído para acomodar marisqueiras, pescadores e vendedores de peixe.

Segundo o assessor técnico de Planejamento de Políticas de Segurança da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Louvercy Monteiro, o prazo de evacuação total do espaço é de até 3 dias. “Se precisar, os trabalhos podem prosseguir por mais tempo. Todo o entulho vai sendo removido para o aterro sanitário”, explicou.

“Os demais pertences dos pescadores estão sendo alocados em um galpão que fica no espaço do Centro Pesqueiro. Para agilizar, o Município disponibilizou carros para a retirada de freezers, geladeiras e demais móveis”, complementou Monteiro.

A equipe da Prefeitura trabalha retirando o restante do entulho da antiga Balança do Peixe. De acordo com Louvercy Monteiro, havia aproximadamente 330 imóveis (alguns de alvenaria e outros de madeira) no entorno da antiga balança de pescados, deste total, 32 foram removidos até o fim da manhã desta quinta-feira (05).

Os estaleiros e oficinas do Centro Pesqueiro já se encontram ocupados e funcionando desde o segundo semestre de 2019. A ocupação definitiva do mercado de peixe será concluída quando todos os boxes, tarimbas e depósitos de materiais de pesca estiverem realocados, o que deve ocorrer até este sábado.

A Equatorial está finalizando a suspensão do serviço de energia dos imóveis que ainda estão ocupados no local.

Além da Semscs, participam da operação as secretarias de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Assistência Social (Semas), Gestão (Semge), de Infraestrutura (Seminfra), bem como o Gabinete de Governança (GGov) e as superintendências de Transportes e Trânsito (SMTT), de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), de Energia e Iluminação Pública (Sima).  Também participam da ação o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs) e a Equatorial S.A.