Política

Câmara inicia apreciação de mais de 30 vetos do Executivo

Nesta quinta-feira, através de votação secreta, vereadores derrubaram 3 e mantiveram 6

Por Assessoria 06/03/2020 07h07
Câmara inicia apreciação de mais de 30 vetos do Executivo
Câmara inicia apreciação de mais de 30 vetos do Executivo - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Maceió apreciou 9 dos mais de 30 vetos impostos pelo Executivo a projetos de lei e iniciativas do Legislativo, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (5), na sede da Casa, em Jaraguá. Após discussões e orientação dos líderes das bancadas do governo e oposição, seis vetos foram mantidos e três derrubados pelos vereadores. Depois de analisados em Plenário, eles seguem para sanção do prefeito Rui Palmeira (sem partido). Caso o chefe do Executivo não os sancione no prazo de 15 dias, os projetos são promulgados pelo presidente do Legislativo, vereador Kelmann Vieira (PSDB).

Por ora, a pauta de votação de projetos de lei, indicações e requerimentos segue trancada e só será reaberta após apreciação total dos vetos que ainda restam. Segundo Vieira, isso deve acontecer na próxima semana.

“Realizamos mais um processo aqui na Casa que respeita a independência e autonomia dos poderes em Maceió. Como sempre acontece, as discussões são estabelecidas, há o entendimento das bancadas sobre os temas e estabelecemos a votação que foi secreta, conforme o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município, feita através de nosso painel eletrônico. Democraticamente, os vereadores avaliaram o que acham melhor para Maceió”, explicou Kelmann Vieira.

Líder do governo na Casa, o vereador Samyr Malta (PTC) também comentou o início da apreciação dos vetos feitos na Câmara nesta quinta-feira.

“Democracia é a palavra que usamos para descrever, mais uma vez, o processo de deliberação dos vetos feitos pelo Executivo a projetos oriundos aqui da Casa. Todos os vereadores puderam apresentar seus pontos de vista sobre o que foi proposto, com discordância, mas respeito, e semana que vem deveremos voltar ao Plenário para apreciar vetos que ainda estão por ser analisados pelos parlamentares”, destacou Malta.