Educação

Escola Octávio Brandão vai oferecer Ejai no período diurno

Demanda de pessoas interessadas em voltar à escola motivou criação do horário

Por Ascom Semed 06/03/2020 13h01
Escola Octávio Brandão vai oferecer Ejai no período diurno
Coordenador da Ejai em Maceió, José Rubens informou à comunidade escolar sobre o novo turno do Ejai - Foto: Ascom Semed

A Escola Municipal Octávio Brandão, localizada no Tabuleiro do Martins, será mais uma escola da Rede Municipal de Ensino que vai oferecer Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) no período diuno.

A informação foi confirmada pelo coordenador da Ejai do município, José Rubens de Lima, durante uma reunião que aconteceu com a comunidade escolar nesta quinta-feira (5), na própria unidade. “A demanda é real e qualquer iniciativa que visa dar oportunidade a quem está fora da escola é digna de elogio e crédito”, disse.

Segundo o coordenador, podem se matricular adolescentes a partir de 15 anos, além de adultos e idosos que nunca frequentaram ou que desejam retornar à escola. “Este ano estamos formando turmas no diurno para a população que tem dificuldade de frequentar as escolas no horário noturno. Maceió tem um número elevado de pessoas sem o ensino fundamental e essa mobilização é essencial para que essas pessoas procurem as escolas em seus bairros e façam suas matrículas”, apelou Rubens Lima.

“Nós vimos a necessidades de pais, mães e alunos aqui da nossa comunidade. Eu tive aluno de 15 anos que estudava no 3º ano do fundamental e ele se sentia excluído por estar em uma sala de alunos menores e por isso rejeitava participar das dinâmicas na sala. Por outro lado, ele não podia frequentar a Ejai a noite. Tudo isso despertou o grupo de mães que temos aqui na escola. Muitas desejavam estudar mas tinham dificuldade devido reclamações dos maridos. Isso nos mobilizou e hoje essa ação está se concretizando”, comemorou a diretora da unidade de ensino, Viviane Mendes de Lima Leite.

Para Vera Lúcia Pedro Novaes, mãe de três filhos, é a oportunidade que ela estava esperando. “Meus filhos já estão criados e eu estudei até o 1º ano e agora posso me dedicar e voltar e concluir meus estudos”, disse entusiasmada.

A coordenadoria da Ejai do município informa que os demais interessados devem se dirigir à escola do seu bairro levando um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência para fazer sua matrícula.