Maceió

Prefeito e governador discutem expansão de saneamento em Maceió

Parceria vai fortalecer obras do programa Nova Maceió

Por Secom Maceió 06/03/2020 14h02
Prefeito e governador discutem expansão de saneamento em Maceió
Renan Calheiros e Rui Palmeira - Foto: Pei Fon

O prefeito Rui Palmeira recebeu nesta sexta-feira (06) o governador Renan Filho na sede da Prefeitura, em Jaraguá, onde conversaram sobre projetos de expansão da rede de saneamento básico em Maceió e fortalecimento da parceria para execução de obras públicas. O Município apresentou o andamento das grandes obras de saneamento, drenagem e pavimentação na capital e o Governo apresentou projeto de obras para Maceió e Região Metropolitana. O encontro também reuniu secretários municipais e estaduais.

Rui Palmeira destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e o trabalho já iniciado pela Prefeitura. “A gente tem feito investimentos relevantes em saneamento básico na capital e hoje trouxemos as áreas técnicas para discutir isso. A Prefeitura está com cinco grandes pacotes de obras do Nova Maceió, investindo em saneamento na parte alta da cidade e no litoral norte e o Governo do Estado tem um grande investimento não só para Maceió, mas para toda a Região Metropolitana que é, sem dúvidas, um avanço. São ações conjuntas que vão melhorar a vida da população, por isso, o encontro com o intuito de deixar as equipes técnicas ainda mais alinhadas”, pontuou.

O prefeito também detalhou ações do Nova Maceió. O programa foi iniciado em agosto do ano passado pela Prefeitura e conta com um total de investimentos de aproximadamente R$ 420 milhões, distribuídos para obras de pavimentação, drenagem pluvial e rede coletora de esgoto em 400 ruas da capital.

“Os pacotes de obras já foram iniciados no Clima Bom, Santa Lúcia e Tabuleiro. Estive ontem no Clima Bom e a obra está bem avançada, a empresa está trabalhando com 100 funcionários e vai contratar mais. A expectativa é iniciar as obras no litoral norte na próxima semana e no Cidade Universitária até o final de março. É um investimento muito importante para a saúde da nossa população e também para o turismo e desenvolvimento”, afirmou Rui Palmeira.

As ações do Programa Revitaliza Maceió, que integra o Nova Maceió, foram apresentadas por Vitor Albuquerque, coordenador executivo da unidade de gerenciamento das obras. Já o secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Maurício Quintella, apresentou o projeto para a concessão do saneamento da área metropolitana de Maceió.

Vitor Albuquerque destacou a importância do alinhamento entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “Essa reunião foi importante, porque a gente consegue ampliar a nossa área de atuação e dá mais celeridade no nosso processo, pois o saneamento é um setor que depende das duas partes, tanto do Governo como da Prefeitura. Contamos com o apoio do Estado para que a gente consiga essas novas frentes de trabalho”, disse.

O governador Renan Filho afirmou que o fortalecimento da parceria vai gerar vários benefícios. “As obras da Prefeitura integradas com as obras que a concessão priorizará para Maceió vão garantir que no futuro o saneamento funcione com qualidade para o cidadão de maneira adequada. Nossa cidade é linda, tem um potencial turístico gigantesco e essas obras vão gerar emprego. O esgotamento sanitário será, sem dúvida, o programa que irá gerar a maior capacidade de investimento para a capital e para a Região Metropolitana”, disse . “Estar aqui significa priorizar o interesse publico e alinhar em defesa do avanço de Maceió”, pontuou Renan Filho.

A reunião contou com a presença dos secretários estaduais Maurício Quintella (Infraestrutura) George Santoro (Fazenda) e Enio Lins  (Comunicação), secretários municipais Mac Lira (Infraestrutura), Reinaldo Braga (Gestão), Eduardo Canuto (Governo) e Eliane Aquino (Comunicação) e os vereadores Samyr Malta, Chico Filho e Kelmann Vieira.