Política

Rodrigo Cunha fala sobre novas tecnologias e geração de emprego em reunião do BRICS

Senador foi relator da medida que criou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados

Por Assessoria 06/03/2020 15h03
Rodrigo Cunha fala sobre novas tecnologias e geração de emprego em reunião do BRICS
Rodrigo Cunha fala sobre novas tecnologias e geração de emprego em reunião do BRICS - Foto: Assessoria

Como convidado do Fórum de Parlamentares do BRICS (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), o senador Rodrigo Cunha discursou sobre como as novas tecnologias abrem um amplo caminho para a formação dos jovens e geração de empregos. Rodrigo tem despontado no Congresso como líder na discussão e encaminhamento de leis que regulamentam esse novo, porém importantíssimo, mercado relacionado à internet. 

Ele foi relator da medida que criou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, é relator do projeto que cria um marco legal da Nanotecnologia e é membro da Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital.

No painel intitulado “A Revolução 4.0: os desafios da economia digital”, Rodrigo Cunha falou que uma das providências que o Brasil tem tomado para estar em sintonia com os mercados internacionais é adotar critérios rigorosos de proteção das informações que os usuários de internet fornecem, às vezes, sem saber durante a navegação. Esses dados são valiosos e, sem uma regulação eficiente, são usados sem o consentimento de seus donos.

O senador também apresentou dados impressionantes sobre a inserção do Brasil nesse mercado, e a vocação dos brasileiros, um dos povos mais conectados do mundo, para o desenvolvimento de tecnologias digitais.

“Já operam no Brasil mais de 13 mil startups. A economia digital representa mais de 1/5 do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Este é um setor que tem que ser explorado pois se apresenta como fonte de alternativas interessantes para jovens que estão em busca de uma profissão ou de inovar e melhorar sua qualificação”, apontou Rodrigo.

Ele lembrou que embora o Brasil ainda enfrente problemas sociais graves e tenha desafios como melhorar a educação, o saneamento básico e seus índices sociais, a via digital é uma realidade para a maioria esmagadora da população, e o Brasil não pode perder o bonde e ficar para trás no seu desenvolvimento científico e tecnológico. 

Uma das leis que o senador defende é a lei que cria o Governo Digital, e que pretende desburocratizar e facilitar o acesso do cidadão a dezenas de serviços públicos, que hoje demandam tempo, dinheiro e deslocamentos desnecessários. 

“A tecnologia está aí para melhorar a nossa qualidade de vida e facilitar os serviços aos cidadãos. Nosso papel é de criar os mecanismos para que novas fontes de emprego e qualificação sejam oferecidas à população, de forma segura e confiável”, afirmou o senador.

Rodrigo Cunha participa dos painéis de discussão do Fórum e falou também na abertura do evento, sendo prestigiado por ser o senador que preside uma das mais importantes comissões do Congresso Nacional, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). O Fórum dos BRICS acontece de 5 a 7 de março na Rússia.