Geral

Caminhada e feira de serviços marcam Dia da Mulher na orla de Maceió

Uma arena foi montada com oferta de serviços para as mulheres

Por Secom Maceió 09/03/2020 08h08
Caminhada e feira de serviços marcam Dia da Mulher na orla de Maceió
Prefeito Rui Palmeira participou da Caminhada da Mulher e ressaltou a importância da data - Foto: Pei Fon/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió realizou, neste domingo (08), na Rua Fechada, na orla de Ponta Verde, a  Caminhada da Mulher, uma das atividades do Município para o Mês da Mulher. Em uma arena montada no local, também foram ofertados serviços de saúde, orientação e atividades de lazer.

A comerciante Vânia Lima, de 40 anos,  era uma das mais animadas na Corrida da Mulher. “A Prefeitura está de parabéns por promover um dia assim para nós mulheres. Com caminhada, corrida, nos tornamos mais ativas. Quando você está se movimentando, você não está precisando ser drogada por remédios, então vida ativa é saúde”, enfatizou Vânia, que aproveitou para fazer teste de glicemia e verificou a pressão arterial.

O prefeito Rui Palmeira, que também participou da Caminhada da Mulher, disse que a data dedicada a elas não poderia ser comemorada de outra forma. “Nada melhor do que comemorar essa data tão importante fazendo uma atividade física, que vai certamente levar qualidade de vida para as mulheres. É muito relevante frisar sempre a necessidade de as pessoas, sobretudo as mulheres, praticarem atividade física, ter uma alimentação saudável para garantir uma vida melhor, então é sempre muito importante. E aqui tem várias ações, além da caminhada, trouxemos uma série de serviços para toda a população”, destacou o prefeito.

A caminhada, que compreendeu todo o percurso da Rua Fechada, teve início às 9h, e contou com a participação de 600 pessoas. No local, várias secretárias municipais, além de parceiros da Prefeitura, ofertaram serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos, verificação de glicemia, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Segundo a assessora de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Governo, Marina Toledo, a Caminhada da Mulher não foi um simples evento. “Mais do que caminhar, queremos esclarecer quais os tipos de violência contra a mulher, seja ela física ou psicológica. A gente pode traçar grandes conquistas ao longo desses anos. E o dia de hoje é de muita importância, contudo, ainda falta muita coisa, precisamos tratar com muita seriedade a questão do feminicídio, que em Alagoas dobrou no ano de 2019. Então isso aqui é um dos momentos que a gente precisa para conversar com a população.” pontou.

O secretário adjunto de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Lucas Romariz, se disse feliz em contribuir com o sucesso do evento. “É um prazer para nós, por parte da Prefeitura, em parceria com diversas secretarias e parceiros, poder contribuir com esse dia tão especial para as mulheres. Ajudamos na produção e execução da caminhada, incentivando o cuidado com a saúde mediante a prática de atividades físicas”, disse.

A aposentada Josefina Gomes, de 60 anos, participou da caminhada e parou um pouco para conferir as atividades da feira de serviços. “O cuidado com a saúde não deve ser apenas no Dia da Mulher. Devemos ter esse cuidado todos os dias”, comentou.

Aline Martins, representante da Uninassau ressaltou o sucesso da parceria com o Município. “Trouxemos uma equipe multidisciplinar: fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos. A Uninassau sempre tem sido parceria do Município nessas atividades abertas à população. Ficamos muito felizes em contribuir com esse dia tão especial para todos nós mulheres”, falou.

Outros serviços

A Secretaria Municipal de Assistência Social distribuiu exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente atualizado, entre outros serviços disponibilizados pela secretaria. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) conscientizou sobre a influência do Índice de Massa Corporal (IMC) na qualidade de vida, bem como orientou sobre mudanças de hábitos alimentares e nutrição. Já a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) orientou como os ciclistas devem circular nas vias públicas.

Ao final da feira, os presentes puderam sair com uma das mudas entregues pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), além de poder solicitar a coleta de volumosos.

Parceiros 

Participaram das ações, além dos órgãos municipais, o Sesc Alagoas, Faculdade Estácio, Hapvida, AME, Hospital Cliom, Natura, Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE), Centro Universitário Unit, Uninassau, Unimed, e Sest/Senat.

Mês da Mulher

Em março, a Prefeitura de Maceió organiza uma série de atividades especiais em alusão ao Mês da Mulher. A ação envolve todas as secretarias do executivo municipal.

A programação teve início no dia 02 de março, com a inauguração do Espaço da Mulher, no Pam Salgadinho. Além disso, haverá feiras de serviços, seminários e a posse do Conselho da Mulher e outras atividades.