Política

Governo Federal barra a concessão de novos benefícios do Bolsa Família em Maceió

Ministério da Cidadania está sendo chamado para esclarecer situação em Alagoas e nos demais estados do Nordeste

Por Marcos Filipe Sousa com Agências de Notícias 09/03/2020 15h03
Governo Federal barra a concessão de novos benefícios do Bolsa Família em Maceió
Bolsa Família - Foto: Ascom/MDS

Neste início de semana, o Ministério Público Federal (MPF) deu cinco dias para que o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, esclareça os critérios de concessão do Bolsa Família. Isso porque na semana passada, o Jornal o Estado de São Paulo revelou que a região Nordeste ficou com apenas 3% das famílias contempladas em janeiro deste ano.

No site do Ministério é possível confirmar a situação nos dados fornecidos pelo próprio Governo. Em Maceió por exemplo, no mês de janeiro do ano passado, foram concedidos 1.297 novos benefícios, e no decorrer de 2019, o número caiu para 14 no mês de dezembro.

Já no início deste ano foram apenas 14 novos benefícios concedidos, quase 900% a menos que no mesmo período de 2019. Já no mês de janeiro, caiu mais ainda, para apenas 11 novos beneficiários.

Embora a região Nordeste tenha o maior número de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza na fila do programa. Enquanto isso, Sul e Sudeste foram priorizadas e receberam 75% das novas concessões.

Nas eleições de 2018, a Região Nordeste foi a única que votou majoritariamente no candidato do PT, Fernando Haddad. No segundo turno, o petista teve 69,7% dos votos válidos, ante 30,3% de Bolsonaro. Nas demais regiões, o atual presidente foi o vencedor. No Sul, conseguiu a maior vantagem: 68,3% ante 31,7% de Haddad.