Maceió

Mês da Mulher: Centro recebe Feira de Serviços nesta quinta (12)

Campanha “Por Todas Elas” inclui ações de atenção à saúde e à garantia de direitos da mulher

Por Secom Maceió 10/03/2020 18h06
Mês da Mulher: Centro recebe Feira de Serviços nesta quinta (12)
Mês da Mulher: Centro recebe Feira de Serviços nesta quinta (12) - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maceió leva para o Centro de Maceió, nesta quinta-feira (12), um mutirão de ações com a Feira de Serviços, das 08h às 14h no Calçadão do Comércio. Testes rápidos, agendamento para o Cadastro Único e Bolsa Família, doação de mudas e cadastro de currículo no Sine Maceió serão alguns dos serviços ofertados no local. A iniciativa faz parte da programação especial em alusão ao Mês da Mulher.

A assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Marina Toledo, lembra que o objetivo é  aproximar o Município da comunidade com uma mensagem de cuidado e proteção. “Será mais uma ação do Mês da Mulher. A gente vai levar todos os serviços itinerantes da Prefeitura, esclarecimentos para a comunidade sobre vários benefícios, serviços da Saúde, Assistência, discussão sobre o feminicídio e os direitos da mulher. Então vamos nos unir com a comunidade em uma ação muito bacana”, pontuou.

Este ano, o Mês da Mulher enfoca a diversidade feminina, além de reforçar a importância dos cuidados com a saúde e o autocuidado. Tendo como tema “Por Todas Elas”, a campanha inclui ações esportivas, sociais e de lazer, atenção à saúde e à garantia de direitos da mulher.

Programação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai atender com testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, ações educativas de prevenção ao câncer de colo do útero e orientação sobre a vacinação contra o HPV. A Secretaria Municipal de Assistência Social disponibilizará informações, agendamento e encaminhamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cadastro Único, Bolsa Família, Conselho Tutelar, além de orientações sobre os Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), Estatuto do Idoso e Lei Maria da Penha.

No espaço da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) haverá atendimento para cadastro de currículos no banco de dados do Sine Maceió, informações para elaboração de currículos, orientação sobre Seguro-Desemprego e Carteira de Trabalho digital. As mulheres que precisam de orientação jurídica podem passar pelo estande da Secretaria Municipal de Economia (Semec) e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ/AL). Promovido pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), o projeto Planta Maceió estará presente com a entrega de mudas.

Os parceiros do Mês da Mulher também vão oferecer ações e serviços. A Faculdade Estácio, Associação AME, Hospital Cliom, Centro Universitário Uninassau, Senac, Natura e Centro Universitário Unit estarão com atividades de educação em saúde, nutrição, equipe multidisciplinar, amostras de maquiagem e maquiadoras.  A programação será animada por Paty Maioenese.