Política

Delegado-geral é convidado por deputados para explicar portaria polêmica

Medida foi classificada de 'esdrúxula' e 'inconstitucional'

Por 7Segundos 10/03/2020 11h11
Delegado-geral é convidado por deputados para explicar portaria polêmica
Delegado-geral Paulo Cerqueira - Foto: Ascom/PC

A portaria nº 470/2020 da Polícia Civil de Alagoas que traz restrições para delegados e agentes sobre entrevistas à imprensa, foi um dos assuntos que marcou a sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), nesta terça-feira (10).

Na ocasião, os deputados aprovaram por unanimidade o convite para que o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, dê explicações acerca da publicação, divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 02 de março. Parlamentares classificaram a medida de 'esdrúxula' e 'inconstitucional'.

Ficou definido que o o convite seja atendido por Paulo Cerqueira até a próxima quarta-feira (18). 

A portaria 

A portaria nº 470/2020 informa que compete ao delegado-geral, aos gerentes e coordenadores a liberação de outros policiais e delegados, dentro de sua área de competência, para serem entrevistados pela imprensa, sob a supervisão da assessoria de comunicação da Polícia Civil de Alagoas.

Entre as regras estão a proibição da "concessão de entrevista por quaisquer policiais civis sem o conhecimento da assessoria de comunicação". A portaria sugere que ao ser procurado pela imprensa, o policial informe a Ascom sobre o pedido para que esta agende o dia, horário e local da entrevista.

"O descumprimento do disposto nesta portaria sujeitará o autor às penalidades previstas em legislação pertinente, devendo a infração ser apurada pela Corregedoria de Polícia Civil", traz o texto assinado pelo delegado-geral.