Eleições

Eduardo Canuto vai para a reeleição pelo Podemos e sugere Tácio Melo como vice

Secretário mais próximo de Rui Palmeira se posicionou sobre as eleições em Maceió

Por Berg Morais 11/03/2020 07h07
Eduardo Canuto vai para a reeleição pelo Podemos e sugere Tácio Melo como vice
Eduardo Canuto - Foto: Kássio Kiss

O secretário de Governo de Maceió, Eduardo Canuto (PSDB) confirmou que será candidato à reeleição ao cargo de vereador, após ter seu nome ventilado como vice-prefeito numa eventual chapa encabeçada por Alfredo Gaspar (sem partido), na disputa pela Prefeitura. Entre outros assuntos, o vereador licenciado revelou ao 7segundos que o presidente municipal do Podemos, Tácio Melo, é o nome preferido para concorrer na condição de vice.

Para ele, o PSDB tinha o protagonismo para manter uma candidatura própria, mas que a decisão do partido em apoiar nomes de outra legenda dificultou uma formação. “O prefeito era filiado há 12 anos e fez um trabalho voltado para que ficássemos como protagonistas, até porque temos um bom quadro. Temos deputados estaduais, deputada federal, três vereadores em Maceió”, disse Canuto, lembrando que o regimento interno da legenda determina que cidades com mais de 100 mil habitantes devem ter candidaturas próprias. Maceió tem mais de um milhão. 

Quanto a questão de ter o nome cotado para ser vice-prefeito, Canuto negou o interesse, mas disse que está à disposição do grupo e destacou o nome de Tácio Melo (Podemos). “Hoje minha candidatura é para vereador. Fico lisonjeado, pois uma candidatura majoritária representa duas coisas: credibilidade do nome e lealdade do grupo que você faz parte. Mas confesso que não tenho vaidade, nem ambição”, garantiu.

Questionado se há uma disputa interna no grupo em torno da escolha do nome que irá compor a chapa majoritária, o secretário mais próximo de Rui Palmeira negou a possibilidade. “De jeito nenhum! Já deixei claro que o tempo da discussão em torno disso me atrapalha muito. Estou na quarta legislatura, tenho trabalho nas comunidades, tenho projetos que funcionam. Não me permito que nesse período de escolha, eu fique na expectativa, por isso já me posicionei que prefiro entrar na proporcional”.

Já sobre a união de Rui e Renan Filho (MDB) em apoio a Alfredo Gaspar, Canuto disse que para ele também foi uma surpresa. “Ele teve a capacidade de aglutinar dois grandes executivos do poder público do momento, que são o governador e o prefeito. Com essa união quem ganha é a sociedade, pois terão os gestores falando a mesma língua”, revelou.

Por fim, Eduardo Canuto justificou como naturais a exoneração de nomes indicados pelo PSDB e caracterizou o fato como consequência da decisão do presidente do PSDB em Alagoas, senador Rodrigo Cunha. “Ele não faz mais parte do nosso grupo. Como ele não faz, outros que o acompanham também não farão. Ninguém é insubstituível! Temos bons quadros dentro da bancada do governo e pessoas capacitadas para assumir esses espaços”, concluiu.