Educação

AL participa da 1ª Gincana Científica e Tecnológica do Distrito Federal

Ações da ExpoSecti atenderão cerca de 20 mil crianças e jovens; atividades são gratuitas e acontecerão na Praça dos Três Poderes

Por Agencia Alagoas 11/03/2020 14h02
AL participa da 1ª Gincana Científica e Tecnológica do Distrito Federal
Atividades já são realizadas em Alagoas desde 2018 e têm mudado a realidade das comunidades - Foto: Reprodução

Famílias, crianças e jovens estudantes da educação básica terão a oportunidade de entrar em contato com atividades que envolvem a temática da ciência e tecnologia e valorizam a criatividade, inovação, consciência ecológica, sustentabilidade e socialização.

A 1ª Gincana Científica e Tecnológica, que acontecerá no próximo dia 29, contará com a participação do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) com as atividades da ExpoSecti para um público de, aproximadamente, 20 mil pessoas. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal.

Segundo a secretária da Secti, Cecília Rocha, será uma honra para Alagoas participar de um evento importante como esse que produz conhecimento, contribui para qualidade de vida dos brasileiros e mostra o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações na sociedade.

“Ficamos muito horados com o convite que nos foi feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para participar dessa Gincana. Já é a segunda vez que Alagoas se destaca nos eventos voltados ao público de crianças e jovens em Brasília. Nossa primeira participação foi na Semana de Ciência e Tecnologia 2019, onde atendemos cerca de 2 mil crianças com as atividades da ExpoSecti. Dessa vez, pretendemos ampliar as ações e fazer com que a importância da ciência e tecnologia na vida das pessoas fique cada vez mais clara", disse a secretária.

Cecília Rocha ainda ressaltou que “ essas atividades já são realizadas no nosso estado desde 2018 e tem mudado a realidade das comunidades, principalmente, das mais carentes".

Sobre a ExpoSecti

A ExpoSecti consiste em  oficinas de iniciação à robótica, onde os jovens constroem protótipos em forma de carro (o carrobô) utilizando resíduos sólidos reutilizáveis (garrafa pet) e estimulando a curiosidade. Além disso, são realizadas atividades como CinemAção (sessão de cinema sobre tecnologia e inovação) e oficinas de foguetes, também feitos de garrafa pet e canudos de papel que mostram aos jovens noções básicas de ciência.

"Trata-se de uma forma de as crianças conhecerem novas técnicas e criarem novas perspectivas. As atividades exigem uma concentração e percepção que ajudam no dia a dia, além de servir como estímulo para despertar o conhecimento".