Geral

Vida Nova nas Grotas leva ações de saúde aos moradores da Comunidade do Gelo nesta quinta (12)

Iniciativa acontece a partir das 9h e levará serviços e informações para a comunidade de um dos bairros mais populosos de Maceió

Por Agencia Alagoas 11/03/2020 14h02
Vida Nova nas Grotas leva ações de saúde aos moradores da Comunidade do Gelo nesta quinta (12)
Durante ação na Comunidade do Gelo será possível realizar teste rápido de HIV - Foto: Agencia Alagoas

Os moradores da Grota do Gelo, no bairro Jacintinho, em Maceió, serão os beneficiados da primeira edição deste ano do Programa Vida Saúde nas Grotas, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A ação acontece a partir das 9 horas, levando uma série de serviços e informações para as famílias da comunidade de um dos bairros mais populosos da capital alagoana.

Além de atualizar o calendário vacinal, a população poderá aferir a pressão arterial e a glicemia, bem como realizar teste rápido de HIV e hepatites B e C. Os técnicos da Sesau também irão distribuir hipoclorito de sódio e preservativos femininos e masculinos. Os motociclistas que comparecerem à ação irão receber manguitos para proteção dos raios solares, prevenindo doenças da pele, a exemplo do câncer.

A Violência contra a Mulher e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) também serão temas de palestras que acontecerão durante o evento. As informações repassadas visam conscientizar a população sobre como agir em caso de agressão e quais os órgãos procurar, além de orientar sobre o uso do preservativo durante o ato sexual, que além de prevenir doenças evita a gravidez não programada.

A assessora técnica de Políticas Transversais da Sesau, Elma Liliane de Araújo, informou que o Programa Vida Nova nas Grotas tem atendido moradores de diversas comunidades carentes de Maceió, levando exames e informações educativas e assegurando acesso à saúde básica no local em que residem. “A Sesau está realizando uma ação que beneficia as populações vulneráveis, em todos os locais de Maceió. O resultado está sendo positivo desde as primeiras edições”, afirmou Elma Liliane.