Meio ambiente

Alunos do projeto Ronda no Bairro estreiam curso sobre botânica

Grupo formado pelos Patrulheiros Mirins Ambientais do Jacintinho deu início à formação que se estenderá até junho, na sede do IMA

Por Agencia Alagoas 11/03/2020 15h03
Alunos do projeto Ronda no Bairro estreiam curso sobre botânica
Educação Ambiental - Foto: Ascom Ronda no Bairro

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A frase, proferida pelo patrono da educação brasileira, Paulo Freire, retrata com fidelidade a intenção do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, ao oferecer semanalmente aulas às crianças e adolescentes do Jacintinho, primeiro bairro de atuação do programa.

Entre as disciplinas ofertadas está a Educação Ambiental. Todos os sábados, os chamados Patrulheiros Mirins Ambientais se reúnem para aprender sobre a importância dos cuidados com a natureza, como isso impacta diretamente o dia a dia, além de estudarem sobre noções de civilidade e vida coletiva.

E, nesta quarta-feira (11), as crianças e os adolescentes atendidos pelo Ronda no Bairro iniciaram uma nova jornada de aprofundamento sobre o tema. Isto porque foi dada a largada para o I Curso de Formação de Botânicos Mirins, realizado pelo Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), do qual os estudantes irão participar, semanalmente, com aulas práticas e teóricas.

“Essa é a primeira turma que nós abrimos com essa temática e temos boas expectativas. Além de conhecer na prática o trabalho desenvolvido pelos profissionais do IMA no cuidado com a nossa flora e fauna, eles vão aprender sobre a importância da catalogação, investigação e preservação da biodiversidade. Tudo isso aliando teoria e prática, a fim de que desenvolvam uma consciência ecológica ainda mais ampla e ativa”, pontuou a curadora do Herbário, Rosângela Pereira.

Para a pequena Leilane Maísa, de 10 anos, a experiência foi surpreendente. Em entrevista, ela afirmou ter ficado encantada com a diversidade de plantas que viu na sede do IMA. Leilane disse ainda que está ansiosa para as próximas semanas. “Pelo que os tios falaram pra gente, vai ter muita coisa legal até o final do curso. Eu estou muito curiosa para conhecer tudo que eles falaram. Acho que vai ser muito legal”. 

A previsão é de que a formação se estenda até o mês de junho, quando acontecerá a formatura com entrega de certificado aos participantes. O superintendente do Programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, parabenizou os estudantes e celebrou a parceria firmada junto ao Instituto do Meio Ambiente, salientando sobre a importância de somar forças para combater a violência nos mais diversos âmbitos. 

A fala foi referendada pelo diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, que anunciou ainda a realização de outras ações conjuntas entre o Ronda no Bairro e o IMA. “Esta é a primeira de muitas ações que, com certeza, faremos juntos. Já estamos alinhando outras atividades a serem realizadas nos territórios de atuação do Ronda e temos de certeza de que serão tão ou mais proveitosas quanto essa”, concluiu.