Saúde

Secretário desmente boato de franceses com coronavírus em Maceió

Alexandre Ayres negou a informação que circulou em grupos de WhatsApp

Por 7Segundos 12/03/2020 12h12
Secretário desmente boato de franceses com coronavírus em Maceió
Secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres - Foto: Ewerton Silva/7Segundos

Internautas ficaram assustados, nesta semana, ao receberem a notícia falsa de que um navio oriundo da França desembarcou no Porto de Maceió com mais de dois mil turistas. "2.800 turistas vindos da França circulam normalmente por Maceió como se não tivessem nada", traz a mensagem compartilhada em grupos de WhatsApp.  A informação, no entanto, foi desmentida pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, em coletiva à imprensa, na manhã desta quinta-feira (12), durante o Programa Mutirão de Cirurgias, realizado no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca.

"Esse é o primeiro vírus, mundial, que a gente enfrenta na era das redes sociais. E a gente tem chamado de 'infodemia', porque diferentemente das demais doenças virais que enfrentamos, que a imprensa fazia seu belo trabalho de divulgar, orientar juntamente com os poderes públicos, hoje em dia temos pseudos jornalistas e pseudos médicos nas redes sociais criando fatos e alardes perante à população. Isso é muito ruim", esclareceu.

Alexandre Ayres esclareceu que os navios que estão em circulação e que irão aportar Porto de Maceió nos próximos dias, a exemplo do MSC Seaview, estão na costa brasileira desde novembro do ano passado. 

"Eu queria elogiar o trabalho da imprensa alagoana que com muita responsabilidade tem ajudado a secretaria estadual de Saúde a divulgar e orientar a população. Não há navio chegando, eu tenho constantemente dito isso. Os navios que estão aportando no Porto de Maceió estão na costa brasileira desde novembro, antes da chegada do vírus na China", complementou.

Coronavírus em Alagoas

O secretário de Saúde ressaltou que em Alagoas só tem um caso confirmado e que os técnicos em saúde estão preparados para enfrentar o ciclo dessa nova gripe.

“Nós temos hoje, em circulação no Brasil, 20 tipos de gripe, e o coronavírus é mais um tipo que chega no país. Mas a população não precisa entrar em pânico”, afirmou.

Alexandre Ayres ressaltou que é preciso a informar a população que a principal prevenção para o coronavírus é higienização pessoal como lavar as mãos e evitar coçar os olhos.