Alagoas

Governo de Alagoas quer elevar a 30 o número de Cisps construídos até o final de 2020

Em Maribondo, Renan Filho inaugurou o 24° Centro Integrado de Segurança Pública de Alagoas e entregou vias urbanas pavimentadas

Por Agência Alagoas 12/03/2020 16h04
Governo de Alagoas quer elevar a 30 o número de Cisps construídos até o final de 2020
Governo de Alagoas quer elevar a 30 o número de Cisps construídos até o final de 2020 - Foto: Assessoria

Maribondo, a 89 km de Maceió, no Agreste alagoano, recebeu benfeitorias nas áreas da Segurança Pública e Infraestrutura. O governador Renan Filho inaugurou, na manhã desta quinta-feira (12), o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e entregou 6,5 km de vias urbanas asfaltadas dentro da cidade.

O Cisp de Maribondo foi 24° entregue pelo Governo do Estado desde 2016. Trata-se da primeira unidade inaugurada em 2020. Segundo o governador, a meta é elevar para 30 o número de Centros Integrados construídos em Alagoas até o fim deste ano.

"Além dessa entrega de hoje, estamos com as obras do Cisp de Coruripe avançadas; vamos, ainda, dá ordem de serviço do Cisp de Rio Largo em breve. Espero, até o final do Governo, construir Centros Integrados em todas as cidades que têm o perfil para recebê-los, ou seja, em aproximadamente 50 cidades. São aquelas com mais de 20 mil habitantes ou que estejam geograficamente bem localizadas, a exemplo de Maribondo, que fica à margem da BR-316", explicou Renan Filho.

O Governo do Estado investiu R$ 1,8 milhão na construção do Cisp de Maribondo. As instalações modernas oferecem maior conforto aos policias civis e militares, que passam a trabalhar juntos e de forma integrada no combate ao crime em Maribondo e região.

"O Cisp traz ao município um reforço no efetivo da Polícia Militar, que a partir de hoje opera com três caminhonetes na parte ostensiva; um fortalecimento da Polícia Judiciária, que começa a funcionar com registro de Boletim de Ocorrência 24 horas. Além de tudo, essa estrutura representa um resgate da dignidade dos servidores da Segurança Pública, que contam com condições dignas para desempenhar um bom trabalho", observou o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior.

Maribondo foi contemplado, ainda, com o Programa Força Tarefa, que reforça o policiamento ostensivo no município. A PM recebeu três novas viaturas e a Polícia Civil, uma.

Morador de Maribondo, o agricultor José Alves da Silva, 64 anos, aprovou as mudanças na Segurança Pública. "A cidade estava precisando mesmo. Aqui só tinham três policiais. Saíam dois e um ficava. Não dava conta do serviço, agora tá diferente", observou José Alves, que assistia à solenidade.

Vias urbanas

Em mais uma ação do Pró-Estrada, foram inaugurados, em Maribondo, 6,5 km de vias urbanas. O Programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e já beneficia cerca de 95 municípios em Alagoas.

"Por onde o Pró-Estrada passa, seja dentro das cidades ou nas rodovias, modifica totalmente a paisagem para melhor. Aproveito para dizer que aqui, na região, o Programa já esteve presente em praticamente todas as cidades, a exemplo de Belém, Tanque D'Árca, Anadia, Palmeira dos Índios e Arapiraca", pontuou o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

A Rua Nossa Senhora de Fátima, no Centro de Maribondo, é uma das vias contempladas pelo Pró-Estrada. É lá que mora a professora aposentada Socorro Alcântara. "Ficou ótimo, porque essa rua era muito cheia de buraco. Depois desse asfalto ficou joia", atestou Socorro.

Compareceram, ainda, a solenidade o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio; do Corpo de Bombeiros, André Madeiro; o diretor-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; a secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Cecília Rocha; deputados estaduais, prefeitos de municípios da região, vereadores, dentre outras autoridades.