Saúde

Governo de Alagoas anuncia medidas de combate ao coronavírus

Dos 20 casos suspeitos, um foi confirmado, 9 descartados e 10 seguem em análises

Por 7Segundos 13/03/2020 10h10
Governo de Alagoas anuncia medidas de combate ao coronavírus
Secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres - Foto: Reprodução/Facebook

O governador de Alagoas Renan Filho (MDB) e o secretário de Saúde Alexandre Ayres concederam entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (13), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, para tratar sobre a atuação do Estado em relação ao coronavírus (Covid-19). Na ocasião, o chefe do Executivo divulgou o balanço de casos confirmados e suspeitos no Estado e anunciou medidas de combate à propagação da doença.

"Dos 20 casos suspeitos, um foi confirmado - importado de um alagoano que viajou à Itália, está em isolamento domiciliar e não apresenta risco de morte. Dos outros, nove foram descartados e 10 seguem em análises - aguardando a confirmação ou rejeição. Todos casos são de pessoas que estiveram em países com casos confirmados. Não há contágio doméstico em Alagoas", frisou o governador.

Na ocasião, o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres disse que não há motivo para a população alagoana entrar em pânico. "A gente precisa ter nesse momento muita maturidade para enfrentar o novo coronavírus. A regra é o isolamento domiciliar. Preparamos nossa rede hospitalar caso o vírus tenha uma ampliação", disse.

Estrutura 

Na coletiva, o governador anunciou que o Estado está preparado para enfrentar o Covid-19. "Casos tenhamos ampliação da doença, estamos com as redes hospitalares com leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] suficientes para atender a população. São 105 leitos disponibilizados para casos graves de coronavírus, nas redes estadual, privada e filantrópica. Se, futuramente, viermos a ter transmissão local no Estado estamos com um plano de contigência preparado para isso", frisou o governador.

Ranan Filho também anunciou a liberação de R$ 20 milhões para a Secretaria de Saúde (Sesau) implementar medidas necessárias de controle contra o coronavírus no estado. "O governo do Estado está disponibilizando R$ 20 milhões para ações de combate ao novo coronavírus e ampliações dos leitos, em caso surto", disse.

Prevenção

"A melhor prevenção é a higienização. No aparecimento de sintomas semelhantes com gripe é necessário que o paciente se dirija a uma unidade de saúde  básica ou hospital da rede privada mais próximo. Não há motivo para pânico, para que a gente entre em alarde. Estamos preparados para enfrentar esse ciclo", enfatizou Renan Filho.

Navios

O governo de Alagoas enviou equipes da Sesau para orientar e verificar se passageiros e tripulantes de navios que estão atracando no Porto de Maceió estão com sintomas semelhantes ao coronavírus. "Estamos em contato direto com a Anvisa, que acompanha os navios. Até o momento, não há nenhum caso suspeito", disse. 

Pacotes de passeio 

Como medida preventiva, o governo do Estado solicitou a suspensão da venda de pacotes de passeios a turistas que chegam a Maceió. A medida serve para tentar conter o surto de coronavírus.

Gabinete de crise

Renan também anunciou a criação de um gabinete de crise local para acompanhar a situação do coronavírus. Compõem o grupo o Gabinete Civil, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).