Maceió

Pinheiro: Nova visita da CPRM causa apreensão e surgimento de fakenews

Órgão estará na região para novos estudos no bairro afetado pela mineração

Por Marcos Filipe Sousa 13/03/2020 17h05
Pinheiro: Nova visita da CPRM causa apreensão e surgimento de fakenews
Residências no bairro do Pinheiro - Foto: Pascom Arquidiocese de Maceió

A notícia de que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estará em Maceió para realizar novos estudos nos bairros afetados pela mineração fez com que mensagens pelos grupos de whatsapp começassem a circular informando um possível desastre no bairro do Pinheiro.

Uma delas cita inclusive um coronel da Polícia Militar (PM), dizendo que ninguém passasse pelo bairro, pois a situação estaria crítica, que 90% dos imóveis estariam interditados e que as casas estavam prestes a desabar.

Entramos em contato com a Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) que esclareceu que as ruas dos bairros afetados pela instabilidade de solo em decorrência da atividade de mineração cujo tráfego de veículos está suspenso estão bloqueadas com manilha.
 

O órgão municipal destaca que mantém o monitoramento da área afetada e continua com a recomendação de realocação prevista no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, uma vez que, até o momento, não há solução para o problema.

A Defesa Civil de Maceió esclarece ainda que vem adotando as medidas necessárias diante do problema e não medirá esforços para garantir a salvaguarda da população.

A CPRM informou que o encontro tem como objetivo avaliar novos dados no bairro e contarão com a presença do Secretário de Geologia e Mineração do MME, Alexandre Vidigal; o diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago; o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Antônio Carlos Bacelar e o coordenador dos estudos da CPRM em Maceió, Thales Sampaio.