Infraestrutura

Nova Maceió: Prefeito Rui Palmeira autoriza obras no Litoral Norte

Ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (16)

Por Secom Maceió 16/03/2020 13h01
Nova Maceió: Prefeito Rui Palmeira autoriza obras no Litoral Norte
Rui Palmeira – Prefeito de Maceió - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira assinou, na manhã desta segunda-feira (16), ordem de serviço para a realização das obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário do Litoral Norte de Maceió. As obras fazem parte do programa Nova Maceió e são financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) no Brasil. Guaxuma, Garça Torta, Conjunto Elias Bonfim, Riacho Doce, Praia da Sereia, Ipioca e Sauaçuhy são as localidades contempladas. De acordo com o prefeito Rui Palmeira, além das obras previstas para a região, também será construída uma estação de tratamento de esgoto.

“Na parte alta da cidade temos feito muitas obras de esgotamento sanitário e fazemos a ligação à estação de tratamento do Benedito Bentes, construída pelo Governo do Estado. Aqui o caso é diferente, não tem rede coletora de esgoto e não podemos ligar a rede de esgoto do Litoral Norte à estação do Benedito Bentes, então teremos que construir uma estação própria. Já desapropriamos o terreno que fica na região de Saúde, vamos ter que fazer todo o coletor tronco de esgoto que também não tem, mas temos certeza que a região Norte vai ganhar muito com isso”, destacou o prefeito, ao pontuar a complexidade da obra.

“É muito grande a importância e o tamanho dessa obra, são mais de 40 milhões em investimentos, mais de 20 quilômetros de pavimentação, mais de 20 quilômetros de rede de drenagem e rede coletora, mais de 4 mil casas serão contempladas com essas obras, possibilitando a melhoria do transporte e locomoção, melhoria dos bairros e minimizando muito os dejetos que são jogados nos rios, nas lagoas e no mar. Tudo isso cria uma cidade muito melhor”, ressaltou o secretário Municipal de Governo, Eduardo Canuto.

Para o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, a obra no Litoral Norte é motivo de comemoração também para o trade turístico. “A prefeitura vem, por meio do Nova Maceió, desenvolvendo um trabalho de recuperação de vias, pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário em diversos bairros da cidade e agora chega ao Litoral Norte da cidade. Uma cidade que é turística e que pretende expandir esse horizonte cada vez mais. Hoje comemoramos junto com o trade turístico, os empresários do setor e a população o início desta obra, que é um grande legado para permitir o desenvolvimento econômico do turismo que já desempenha um papel tão importante para a geração de emprego e renda”, ressaltou.

“Inicialmente Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce, Praia da Sereia e Sauaçuhy recebem as obras, mas toda a região vai ser atendida até o final do projeto”, afirmou o coordenador do Revitaliza Maceió, Vitor Albuquerque.

Para o autônomo Fábio Martins, que mora na região há 11 anos, as obras são essenciais para os bairros. “A pavimentação chegou na hora certa, graças a Deus chegaram essas obras, um projeto muito importante para nossa comunidade, pois é uma comunidade que realmente precisa dessa atenção e só temos a agradecer aos órgãos públicos e esperamos que façam uma obra boa para nós”, disse.

Para a comerciante Ana Paula dos Santos, moradora há 30 anos de Riacho Doce, os serviços vão melhorar a vida da população e impulsionar o comércio local. “Eu tenho uma loja aqui e por causa da poeira, que é muita, e os buracos na rua afastam os clientes, eu fechei a loja e estou trabalhando como ambulante na praia para poder vender as minhas coisas. Fico muito feliz, porque agora tudo vai melhora. Esperamos ansiosos para que as obras sejam finalizadas”, disse a comerciante

Nova Maceió

Lançado em agosto do ano passado pela Prefeitura de Maceió, com ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o Nova Maceió irá investir, aproximadamente, R$ 420 milhões em 400 ruas da capital. Serão mais de 400 mil metros quadrados de pavimentação, mais de 40 mil metros de rede de drenagem pluvial e, aproximadamente, 100 mil metros de rede coletora de esgoto. Os recursos são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco do Brasil, Codevasf, Governo Federal e verba própria da Prefeitura de Maceió.