Brasil

Brasília tem primeiros casos de covid-19 sem origem conhecida, o mais grave nível de alerta

O Brasil tem 26 casos com transmissão comunitária. Isso significa 12% dos casos.

Por Agência Brasil 16/03/2020 17h05
Brasília tem primeiros casos de covid-19 sem origem conhecida, o mais grave nível de alerta
Homem veste saco plástico e máscara de proteção em Sangai, ele tenta se proteger em meio a epidemia de coronavírus na China - Foto: Aly Song / Reuters

O Distrito Federal tem transmissão comunitária do novo coronavírus, informou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira. Esse é o mais grave nível de alerta para a disseminação.

São cinco casos confirmados em Brasília até agora em que não é possível saber como essas pessoas pegaram o vírus. Na sexta-feira da semana passada, o Ministério da Saúde já tinha confirmado esse tipo de transmissão nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O Brasil tem 26 casos com transmissão comunitária. Isso significa 12% dos casos.

Segundo a pasta, até esta segunda-feira são oito casos de transmissão comunitária na cidade do Rio e 13 na cidade de São Paulo.

No total, em todo o estado de São Paulo, e não apenas na cidade, há 152 casos do novo coronavírus, seja de transmissão sustentada, seja de transmissão local, seja de casos importados de outros países. No estado do Rio, são 31. No Distrito Federal, 13.

O Brasil tem 234 casos confirmados do novo coronavírus. A informação é do Ministério da Saúde, atualizada às 15h50.

São Paulo segue com o maior número de pessoas doentes. São 152, seguido pelo Rio, com 31.

Em seguida vêm Distrito Federal (13), Santa Catarina (7), Paraná (6), Rio Grande do Sul (6), Minas Gerais (5), Goiás (3), Mato Grosso do Sul (2), Bahia (2), Pernambuco (2), Espírito Santo (1), Alagoas (1), Rio Grande do Norte (1), Sergipe (1) e Amazonas (1).

A transmissão local ocorre quando uma pessoa para outra, mas ainda é possível identificar de quem alguém pegou o vírus. Esse tipo de transmissão ocorre em São Paulo, com 75 casos, Rio de Janeiro, com dois, e em Santa Catarina, Bahia e Mato Grosso do Sul, com um cada.

Os dados apontam 18 hospitalizações no país, o que corresponde a 7% dos casos notificados, segundo a pasta da Saúde.