Cultura

Secult suspende as aulas do Cenarte e a visitação aos equipamentos culturais

Também ficam cancelados os eventos culturais com público superior a 500 pessoas, abertos, ou 100 pessoas, fechados

Por Agência Alagoas 17/03/2020 13h01
Secult suspende as aulas do Cenarte e a visitação aos equipamentos culturais
O Teatro Deodoro é um dos equipamentos culturais de Maceió com visitação suspensa - Foto: Adalberto Farias

Em virtude da ascendente pandemia de Coronavírus e das novas medidas preventivas e de enfrentamento ao Covid-19, a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas resolve suspender as aulas dos cursos do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) e a visitação aos equipamentos culturais: Museu Palácio Floriano Peixoto, Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Memorial à República, Biblioteca Pública Estadual Graciliano ramos, Complexo Cultural Teatro Deodoro, Teatro Deodoro e Teatro de Arena. Ficam também suspensos eventos culturais com público superior a 500 pessoas, abertos, ou 100 pessoas, fechados.

As determinações foram estabelecidas pelo Governo de Alagoas, por meio de dois decretos publicados na suplementação do Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desta terça-feira (16), onde se grifa do Decreto nº 69.501: “Art. 4º.

Ficam suspensos, no âmbito do Estado de Alagoas, eventos de qualquer natureza com público superior a 500 (quinhentas) pessoas em eventos abertos e 100 (cem) pessoas em eventos fechados. § 1º Fica vedada a visitação em bibliotecas, museus e teatros, permanecendo o seu funcionamento interno”.

“Estamos tomando todas as medidas cabíveis para evitar a propagação do vírus. É um momento de muita cautela e cuidados preventivos para enfrentar um novo vírus”, disse a secretária Mellina Freitas.

A Secult/AL ressalta ainda a necessidade de transmitir orientações para redobrar os cuidados da população em eventos culturais com aglomeração. Em consonância ao informativo da Secretaria Especial de Cultura e o Ministério da Saúde, seguem orientações: lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações, se estiver doente; manter os ambientes bem ventilados; evitar o compartilhamento de objetos pessoais e utensílios.

As orientações têm vigência enquanto perdurar a situação de emergência internacional estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) diante da pandemia.