Geral

Prefeitura de Rio Largo decreta medidas de prevenção ao coronavírus

Entre as medidas está a suspensão das aulas da rede municipal

Por Redação, com assessoria 18/03/2020 07h07
Prefeitura de Rio Largo decreta medidas de prevenção ao coronavírus
Prefeitura de Rio Largo - Foto: Reprodução

Considerando a situação de emergência com a saúde pública de todo país, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, publicou decreto nesta terça-feira (17) anunciando medidas temporárias de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19), tendo em vista a classificação de pandemia divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

“Não estamos com casos de suspeita do Coronavírus mas, por precaução, tomamos as medidas necessárias e ao nosso alcance para que não haja nenhuma situação que provoque a contaminação em nossa cidade, principalmente porque Rio Largo recebe diariamente milhares de pessoas oriundas de outros estados e países através do aeroporto. Contamos com o apoio de todos os nossos colaboradores para que esse momento de risco de pandemia seja ultrapassado sem prejuízos para nossa população. Esse é um momento delicado, mas com a união de todos, vai passar”, pontuou o prefeito Gilberto Gonçalves.

De acordo com o decreto, será mantida a prestação dos serviços públicos no município de forma ordeira e organizada, sem aglomeração de pessoas e com a divulgação dos procedimentos adotados pelo Grupo Técnico do Plano Municipal de Contingência ao novo Coronavírus, criado para promover o enfrentamento emergencial.

Entre as medidas adotadas pela gestão estão a suspensão das aulas da rede municipal de ensino, antecipando o recesso do meio do ano e até parte do final do ano, podendo ser revogado ou prorrogado a partir desta quarta-feira (18) até o dia 31; estão suspensas as consultas médicas, odontológicas e de enfermagem agendadas nas UBS e nas duas policlínicas do município (Centro e Brasil Novo) e as atividades da Academia de Saúde e do CAPS, mantendo apenas as demandas emergenciais. 

Ainda ficam suspensas as reuniões dos grupos desenvolvidos nos CRAS e CREAS e reduzido a 20 pessoa por dia, mediante agendamento, o atendimento no Programa Bolsa Família. Quanto às secretarias, fica a critério de cada uma delas a redução do horário de funcionamento dos setores, desde que não causem prejuízos ao município e à população.

A Assessoria de Comunicação (Ascom) é o setor oficial da prefeitura e, será através dela, a publicidade verídica das informações, evitando notícias falsas e que tragam pane desnecessária aos riolarguenses.