Saúde

Igrejas evangélicas mudam hábitos para combater o coronavírus

Cultos devem ser mudados para evitar contaminação

Por 7Segundos 18/03/2020 14h02
Igrejas evangélicas mudam hábitos para combater o coronavírus
Cultos devem ser modificados - Foto: Reprodução

Depois da Arquidiocese de Maceió, os pastores das igrejas evangélicas emitiram uma nota nesta quarta-feira (18) publicando ações que devem ser cumpridas para evitar a contaminação pelo covid-19, o coronavírus.

Entre as medidas, os dirigentes de cultos devem evitar dinâmicas que facilitem o abraço, o aperto de mãos e a troca de cálices na ceia, evitando o uso de vasilhames e utensílios compartilháveis.

Além da realização dos cultos religiosos por transmissão on-line, evitando aglomerações, nos casos de comunidades que reúnam número de pessoas superior ao orientado pelo Poder Público ou multiplicar a quantidade de cultos como alternativa para estar dentro das normas.

Leia a nota na íntegra:

Tendo em vista o aumento significativo do número de caso de COVID-19, a grande velocidade do contágio do vírus e as decisões oficiais em relação a essa pandemia, divulgadas pelas autoridades públicas federais, estaduais e municipais, a Comissão Médica de Enfrentamento ao Coronavírus de nossa Ordem, orienta a todos os líderes eclesiásticos de nosso Estado, o seguinte:

1. Observar as normas de prevenção expedidas pelo Ministério da Saúde, não ignorando a pandemia de Coronavírus, contribuindo com as ações de contigenciamento, com tranquilidade e sem contribuir com um clima de pânico;

2. Redobrar os cuidados com a higiene e limpeza, bem como oferecer muitos pontos de higienização com álcool-gel em todas as dependências da Igreja;

3. Pessoas idosas, acima de 65 anos, não devem participar dos cultos presenciais;

4. Pessoas com tosse, febre, gripes e resfriados não devem participem de reuniões presenciais e precisam usar máscaras simples, inclusive em suas residências;

5. Pessoas com esses sintomas devem optar por tratamento sintomático em casa, para não sobrecarregar o sistema de saúde e procurar, com brevidade, assistência médica quando apresentar cansaço ou dificuldade para respirar;

6. Pessoas com a saúde vulnerável, diabéticos descompensados, imunodeprimidos, asmáticos ou com doenças pulmonares, hipertensos graves, não devem participar de atividades presenciais;

7. Os dirigentes de cultos devem evitar dinâmicas que facilitem o abraço, o aperto de mãos e a troca de cálices na ceia, evitando o uso de vasilhames e utensílios compartilháveis;

8. Aconselhamos a realização dos cultos religiosos a partir da adoção de métodos alternativos ( transmissão on-line), evitando aglomerações, nos casos de comunidades que reúnam número de pessoas superior ao orientado pelo Poder Público; Em Alagoas, público superior a 100 pessoas em locais fechados e 500 pessoas em locais abertos. Uma opção seria multiplicar a quantidade de cultos como alternativa para estar dentro das normas.

9. Estimulamos à realização de cultos domésticos, células e reunião nos lares, observando as orientações acima.

10. A adoção do método de home office para a manutenção das atividades administrativas da igreja;

11. A utilização de meios virtuais para a ministração das aulas dos seminários teológicos;

12. Evitar a realização de grandes eventos ou festividades;

13. Manter o arejamento e a boa ventilação dos locais de cultos;

14. Reduzir o tempo de duração dos cultos e ofícios da igreja a no máximo 1 hora e 30 minutos;

15. Dispensar atendimento especial, com as precauções devidas a pessoas portadoras de necessidades especiais, vulneráveis, crianças, idosos ou enfermos.

16. Orientar aos fiéis sobre a necessidade de boa alimentação e aumento da ingestão de líquidos e medidas que melhorem a imunidade, como sucos de frutas ricas em vitamina C e reposição vitamínica.

Por fim,  estimulamos a liderança das igrejas a manter contato com as autoridades da área da saúde local para a boa orientação de seus fiéis, ou entrar em contato conosco para maiores esclarecimentos.

Estamos unidos com o Brasil em um grande relógio de oração, para clamor ininterrupto pelo nossa nação. Alagoas ficou responsável pelo período de 6h às 7h da manhã. Estimule à oração de todos pois acreditamos no que dia a Palavra: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14 NVI!

Forte abraço a todos!

Dr Glauco Moreira Leitão

Presidente da OPEAL

CRM 3543 AL