Saúde

Saiba como serão realizados os testes para Covid-19 no Lacen/AL

Antes desta medida do Governo de Alagoas, os exames eram encaminhados para Fiocruz, no Rio de Janeiro

Por Agência Alagoas 19/03/2020 11h11
Saiba como serão realizados os testes para Covid-19 no Lacen/AL
Testes serão realizados em Alagoas - Foto: Agência Alagoas

A partir desta quinta-feira (19), o Estado de Alagoas inicia a realização de exames com pessoas suspeitas de terem contraído no novo coronavírus (Covid-19), por meio de testes no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), localizado no bairro Jatiúca, em Maceió.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, Alagoas conta com 960 kits de testagem encaminhados pelo Ministério da Saúde (MS), além de insumos necessários. Com as atuais condições de atuação, os resultados para os exames estarão disponíveis ao paciente em 48 horas. Os kits são suficientes para realizar testes de 30 a 45 dias. O Ministério da Saúde já se comprometeu com o Governo de Alagoas em enviar mais materiais.

“Podemos considerar uma grande vitória do Governo de Alagoas. Estamos com uma frente muito bem organizada e dedicada no monitoramento e enfrentamento da Covid-19 no Estado. A partir desta quinta-feira, os testes serão feitos aqui pelo Laboratório Central de Alagoas [Lacen], com tempo-resposta de 48h dos exames que serão encaminhados para as unidades de saúde onde a pessoa esteve para realizar os devidos procedimentos”, avalia o secretário Alexandre Ayres.

Funcionamento – Os procedimentos para a realização das testagens para Covid-19 são os seguintes: após avaliação do profissional de saúde, seja nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), unidades básicas de saúde ou hospitais privados, se o paciente é considerado um caso suspeito para o novo coronavírus, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) é acionado para avaliar a necessidade de coleta de material para exame de laboratório.

Ao ser enquadrado na definição de caso suspeito para Covid-19, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen) recebe as amostras e passa a realizar os exames laboratoriais. As amostras precisam chegar acompanhadas da ficha de notificação de caso suspeito. Antes desta medida do Governo de Alagoas, os exames eram encaminhados para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), órgão da Sesau, Alagoas dispõe de um quantitativo de 960 kits para testagens enviados pelo Ministério da Saúde para análises de acordo com as definições de casos suspeitos por critérios estabelecidos pelo próprio ministério.

“É preciso ressaltar que não será feito testes para o novo coronavírus em pessoas que estão com gripe. Esta pessoa precisa atender ao protocolo de caso suspeito para Covid-19”, destaca a superintendente da Suvisa, Cristina Rocha.

Quanto aos resultados dos exames – se testou positivo ou negativo para Covid-19 -, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen) encaminha os resultados ao serviço que atendeu o paciente, podendo ter sido nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), unidades básicas de saúde ou hospitais privados.

“O Lacen não entrega resultados dos exames às pessoas e sim a unidade que realizou o serviço. Não adianta o paciente ou um familiar ir ao Lacen tentar retirar o resultado dos exames, pois essa situação não será aceita. O Lacen é um laboratório de referência, não realiza coleta em domicílio e não faz a entrega dos exames ao paciente”, assegura a superintendente da Suvisa.