Trânsito

Covid-19: Prefeitura orienta sobre uso do transporte coletivo

Dicas auxiliam na prevenção e no combate ao novo coronavírus

Por Ascom SMTT 19/03/2020 14h02
Covid-19: Prefeitura orienta sobre uso do transporte coletivo
Recomendações prefeitura de Maceió - Foto: Ascom SMTT

A Prefeitura de Maceió tem adotado todas as medidas preventivas para auxiliar no combate à propagação da Covid-19. Buscando melhor orientar a população sobre a utilização do transporte urbano da capital, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dá dicas básicas de saúde quem podem ser adotadas pelos usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

Uma das medidas mais importantes que deve ser adotada pelos passageiros é a higienização das mãos com água e sabão antes de embarcar e após desembarcar dos coletivos do transporte público urbano de Maceió. A prática reduz as chances de contaminação pelo Covid-19. Outra dica é ter sempre por perto álcool em gel, para efetuar a limpeza das mãos quando não for possível efetuar a lavagem.

Caso precise espirrar ou tossir, a orientação é que o usuário do transporte público cubra o rosto com o antebraço. O procedimento evita que gotículas entrem em contato com as mucosas da boca, olhos e nariz de outras pessoas, reduzindo as possibilidades de infecção. Em caso de coriza, o uso de lenços descartáveis também é indicado, desde que o material não seja reutilizado. Descarte o lenço nos locais adequados.

Sempre que possível, a SMTT orienta ainda que os passageiros deixem as janelas dos ônibus abertas para a circulação de ar.

A Superintendência pede ainda que os maceioenses utilizem o transporte coletivo de Maceió apenas quando for extremamente necessário. A recomendação tem como intuito evitar ao máximo a aglomeração de pessoas e a proliferação do novo coronavírus.