Alagoas

Laboratório Central de Alagoas começa a realizar os testes para diagnosticar coronavírus

Unidade está preparada para atender toda a demanda do estado; pacientes não devem se dirigir diretamente ao laboratório, e, sim, às unidades de saúde

Por Agência Alagoas 19/03/2020 14h02
Laboratório Central de Alagoas começa a realizar os testes para diagnosticar coronavírus
Governador Renan Filho e secretário Alexandre Ayres ao visitar o Lacen nesta quinta-feira (19) - Foto: Reprodução

O Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) iniciou, nesta quinta-feira (19), a realização dos testes para detecção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu 960 kits de testagem, encaminhados a Alagoas pelo Ministério da Saúde (MS).

A partir de agora, os resultados dos exames serão divulgados em até 48 horas após a coleta de material biológico, que será realizada somente nas unidades de saúde onde os pacientes com suspeita da doença são atendidos. Até essa quarta-feira (18), os exames de pacientes alagoanos com suspeita da doença eram realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, laboratório referência do Ministério da Saúde.

“Os funcionários do Lacen foram devidamente treinados e preparados para realizarem os testes referentes a amostras de todo o estado. Vale ressaltar que todos estão trabalhando protegidos com EPIs [Equipamentos de Proteção Individual]”, destacou o governador Renan Filho, ao visitar o laboratório nesta quinta-feira (19).

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lembrou que a população não deve, em hipótese alguma, se dirigir diretamente ao Lacen. “O paciente com suspeita da doença deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde será avaliado por um médico. Caso o profissional de saúde identifique a necessidade de realizar o exame, a amostra de material biológico será coletada na unidade de saúde e envidada ao laboratório”, explicou.

O resultado do exame também será enviado para a unidade de saúde onde o paciente com suspeita de coronavírus foi atendido. “As pessoas não devem ir diretamente para o Lacen. Se forem, não serão atendidas de forma alguma”, reforçou Alexandre Ayres.

A gerente do Lacen, Larissa Chagas, destaca que a unidade é um laboratório de excelência e está plenamente preparada para atender toda a demanda de amostras que chegarem para serem examinadas. “O Ministério da Saúde vai continuar enviando os kits, conforme a demanda, e todos os funcionários do Lacen estão comprometidos em atender os alagoanos neste momento de pandemia”, declarou.