Saúde

HGE vacina profissionais e servidores contra Influenza a partir desta segunda (23)

A vacinação acontecerá até sexta-feira (27), no auditório da unidade hospitalar, no horário de 9 às 17h

Por Agência Alagoas 19/03/2020 19h07
HGE vacina profissionais e servidores contra Influenza a partir desta segunda (23)
Hospital Geral do Estado (HGE) - Foto: Carla Cleto

O Hospital Geral do Estado (HGE) começa a vacinar os servidores contra o vírus Influenza nesta segunda-feira (13). A iniciativa faz parte de uma obrigatoriedade do Ministério de Saúde (MS), que inclui aqueles que trabalham em instituições de saúde e tem como parceria as secretarias municipal e estadual.

A vacinação acontecerá até sexta-feira (27), no auditório da unidade hospitalar, no horário de 9 às 17h. De acordo com Angelita Batista, responsável pelo Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) do HGE, para se vacinar, é necessária a apresentação do cartão de vacinação.

Ela explicou que serão atendidos 50 profissionais por vez. Para isso, serão distribuídas fichas logo na entrada do auditório e, só após a vacinação destes, outras 50 fichas serão distribuídas, dando sequencia a esse número de assistência dentro do auditório ao longo do dia.

“A intenção é cumprir o determinado pelo Ministério de Saúde, evitando que os profissionais estejam em um ambiente com ajuntamento de pessoas. A vacinação anual contra influenza é a principal medida utilizada para se prevenir a doença e, no momento atual que estamos vivendo, em que o Sarscov-2 vem fazendo vítimas em nosso estado, essa vacinação, além de proteger contra as gripes mais comuns, também auxiliará na resposta mais rápida ao diagnóstico da Covid-19, caso se contaminem,” explicou.

Angelita explicitou que a imunização protegerá contra as influenzas A e B, diminuindo a situação endêmica dos vírus respiratórios no país. A vacinação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, antecipada de abril para este mês. Além dos profissionais da saúde, também iniciará a partir de segunda-feira a vacinação da população nos postos de saúde. Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulneráveis à doença.